Telêmaco Borba passa oferecer café da manhã na Rede Municipal de Ensino | aRede
PUBLICIDADE

Telêmaco Borba passa oferecer café da manhã na Rede Municipal de Ensino

O desjejum passou a ser oferecido nas escolas 31 de Março (Vila Esperança), Castelo Branco (Área 03), Professora Juventina Betim da Silva (São João) e Castro Alves (São Francisco)

O desjejum é uma alimentação que os alunos recebem antes de entrar para a aula
O desjejum é uma alimentação que os alunos recebem antes de entrar para a aula -

Publicado Por João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Telêmaco Borba iniciou neste mês o desjejum em algumas escolas da Rede Municipal de Ensino, entre elas a escola 31 de Março (Vila Esperança), Castelo Branco (Área 03), Professora Juventina Betim da Silva (São João) e Castro Alves (São Francisco).

O desjejum é uma alimentação que os alunos recebem antes de entrar para a aula e serve como café da manhã. “Ele varia. Um dia é pão, no outro é iogurtes, frutas. Para tomar pode ser chá, achocolatado, depende do dia. Ele não é uma refeição muito pesada. É um café da manhã e serve para não deixá-los com fome até a hora do lanche”, explicou a nutricionista da SME, Ana Bonfim.

A mãe dos alunos da Escola 31 de Março, Yuri Gabriel e Larissa Manoela, Maria Talita, disse que o desjejum motivou seus filhos a não faltar mais as aulas. “Serve como incentivo para eles. Antes eles demoravam para acordar e vir para escola, agora acordam ansiosos e querem chegar antes do horário para tomar o café.”, explicou, acrescentando que desde que foi implantado o desjejum, já houve uma melhora no desempenho escolar.

Vilma de Paula, mãe de Samira Yasmin e Elis Manoeli, também alunas da Escola 31 de Março, conta que o desjejum teve uma função social com a sua filha Elis. “Ela tem autismo. E antes ela tinha dificuldade em se alimentar, não queria comer. Agora ela vê os amiguinhos comendo e se anima. Hoje ela mudou o comportamento e está comendo de tudo”, contou.

A cozinheira, Rita de Cássia Veloso, conta que é nítida a alegria e disposição dos alunos depois que foi implantado o desjejum. “Eles vêm muito mais alegras para a escola, perguntam o que terá no outro dia. É muito bom vê-los felizes”, confidenciou.

A diretora da Escola Municipal 31 de Março, Francismeri Gonçalves, contou que mais de 70 alunos são beneficiados diariamente com o desjejum. Ela ressalta que o desjejum mexe positivamente com o desempenho dos alunos. “Existe muitas crianças que vem de longe e não tem tempo de tomar café em casa. Mas eles sabem que chegando aqui terão um lanche feito com carinho para eles. Isso soma na atenção e desempenho”, contou.

A melhora na nutrição é destacada por Ana Bonfim. “Muitos não tomam café em casa e esse desjejum ajuda na parte da dieta nutricional diária que eles precisam, porque alguns não tomam o lanche na hora do recreio,  mas mesmo assim, já fizeram uma refeição”, exemplificou, a nutricionista.

Com informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right