Guarapuava entrega pedidos de ampliação do aeroporto e duplicação da BR-277 para a Alep
O município recebeu a 31ª edição da Assembleia Itinerante, realizada nessa quarta-feira (1º), onde foram apresentadas reivindicações voltadas à infraestrutura
Publicado: 02/10/2025, 16:14

A 31ª edição da Assembleia Itinerante, realizada nesta quarta-feira (1º) em Guarapuava, reuniu lideranças empresariais, entidades da sociedade civil e representantes dos setores educacional e de saúde. Durante a sessão, conduzida no evento Paraná Faz Ciência, foram apresentadas reivindicações voltadas à infraestrutura.
As principais entidades organizadas da cidade e região — entre elas a Associação Comercial e Industrial de Guarapuava (ACIG), a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro-Oeste do Paraná (Cacicopar), o Sindicato Rural de Guarapuava, a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Guarapuava (CDL), o Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de Guarapuava (Sindirepa), o Sindicato das Indústrias de Madeira, Serrarias, Beneficiamento, Carpintaria e Marcenaria, Tanoaria, Compensados e Laminados, Aglomerados e Embalagens de Guarapuava (Sindusmadeira), a Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Guarapuava (OAB), o Sindicato dos Empregados no Comércio de Guarapuava (Sicomércio), o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Guarapuava (Sindimetal) — apresentaram três prioridades estruturantes.
Entre elas estão a ampliação e reforma do Aeroporto de Guarapuava, considerada fundamental para atrair investimentos e estimular o turismo; a abertura da licitação para a reforma da PR-170, já autorizada pelo Governo do Paraná, mas ainda não efetivada; e a antecipação da duplicação da BR-277 no trecho entre Guarapuava e Curitiba, apontada como urgente diante do alto fluxo de veículos e da relevância socioeconômica da ligação com a capital.
“São obras importantes e fundamentais para o desenvolvimento de Guarapuava e de toda a região. Vamos trabalhar para que elas saiam do papel o mais rápido possível”, destacou o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi (PSD).
OUTRAS DEMANDAS - A APAE de Guarapuava solicitou a destinação de R$ 300 mil para a revitalização dos espaços de atendimento, ampliando a qualidade do serviço prestado às pessoas com deficiência e suas famílias. A entidade reforçou que a melhoria da estrutura é fundamental para garantir acolhimento adequado e dignidade aos usuários.
Representando os estudantes de Medicina da Unicentro, o Centro Acadêmico Marco Antônio Zago (Camaz) destacou a necessidade de abertura da Unidade de Enfermaria Pediátrica no Hospital Regional do Centro-Oeste. A medida garantiria melhor atendimento à população infantil dos 20 municípios da 5ª Regional de Saúde e criaria novas oportunidades de prática acadêmica para alunos de Medicina e Enfermagem. Além disso, o grupo cobrou a criação e disponibilização de salas cirúrgicas no Hospital Regional para fins de ensino, reivindicação ainda não atendida.
LIDERANÇAS - O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi (PSD), destacou a paz política vivida no Estado e como isso tem beneficiado a população e a economia. “Graças a Assembleia ser econômica, sustentável e transparente, vamos continuar podendo destinar recursos para investimentos em todos os municípios do Paraná. É importante estarmos aqui hoje para debatermos os avanços e, com esse debate, tentarmos antecipar investimentos para a região. Estamos aqui para ouvir e ser essa ligação entre a população e o governo estadual”, afirmou, frisando que no Paraná não faltam recursos para bons projetos devido à gestão de qualidade exercida por todos os poderes.
O líder do governo, deputado Hussein Bakri (PSD), lembrou que os parlamentares estão presentes para ouvir, receber críticas e se colocar à disposição da região em busca de investimentos. Já o deputado Ademar Traiano (PSD) reforçou a união dos poderes, que transformou o Paraná em um canteiro de obras, citando como exemplo a construção do Hospital São Vicente, referência no tratamento de câncer no Brasil.
Com informações: Alep.