Aliel afirma que Governo Federal trabalha para amenizar impactos do tarifaço na região | aRede
PUBLICIDADE

Aliel afirma que Governo Federal trabalha para amenizar impactos do tarifaço na região

Deputado federal destacou o diálogo existente no Governo Federal e citou o caso de Jaguariaíva, uma das cidades mais afetadas nos Campos Gerais

O deputado federal Aliel Machado (PV) falou sobre medidas adotadas durante evento da AMCG
O deputado federal Aliel Machado (PV) falou sobre medidas adotadas durante evento da AMCG -

João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A unidade da BrasPine anunciou a demissão de 400 funcionários nessa quarta-feira (03). A decisão foi tomada em consequência dos efeitos das altas tarifas comerciais americanas sobre os produtos de madeira plantada e, diante do comunicado de desligamento de centenas de trabalhadores por uma das maiores indústrias empregadoras do município – saiba mais clicando aqui. O deputado federal Aliel Machado (PV) anunciou que o Governo Federal busca medidas para auxiliar os municípios afetados e contornar o atual momento.

A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) realizou uma Reunião Ordinária na manhã desta quinta-feira (04), no município de Ivaí. Durante o evento, o deputado federal Aliel Machado comentou sobre o impacto na região. "Conversei um pouco com o prefeito Juca sobre o desafio que estamos tendo em alguns municípios por conta do tarifaço. As medidas já estão trazendo consequências graves, como agora, que começaram algumas demissões", reforça Aliel.

De acordo com o parlamentar, em Brasília, está sendo realizada uma "concentração de esforços" entre lideranças políticas. "Quem tem conduzido as conversas e as tratativas é o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. Estamos tomando medidas estratégicas e econômicas. Outras questões precisam de tempo, pois algumas medidas estão sendo avaliadas nos Estados Unidos", explica.

A Administração Municipal de Jaguariaíva manifestou sua solidariedade aos colaboradores e empresa, e veio a público anunciar um conjunto de medidas voltadas à redução do impacto social desse momento.

O prefeito Juca Sloboda (PL) esteve presente na reunião desta quinta, onde reforçou uma articulação entre a AMCG, a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e o Governo Federal. "Estamos apresentando reivindicações para reduzir os efeitos negativos da política tarifária norte-americana sobre nossas empresas, nossa economia e renda das famílias. Reafirmamos nosso compromisso com o bem-estar da população, trabalhando com responsabilidade, união e dedicação para superar os desafios e construir um futuro de mais oportunidades para todos", disse.

A Prefeitura também informa que disponibilizará até dezembro a estrutura do Departamento de Ensino Profissionalizante, para as qualificações obrigatórias aos colaboradores com contratos suspensos temporariamente (layoff), conforme prevê os requisitos do Art. 476-A da CLT. 

EMPREGO - Entre as medidas adotadas pela Administração Municipal, estão ações para geração de emprego e renda, como a adesão ao Programa Cidade Empreendedora, o planejamento para a construção de barracões industriais para atração de novas empresas, e a otimização dos processos de novas obras públicas, que possibilitarão a absorção de mão de obra local.

Também no próximo 13 de setembro, será promovido um Feirão de Empregos da Agência do Trabalhador, com a oferta de 200 vagas em empresa recém-instalada no ramo atacadista em Jaguariaíva. 

VÍDEO
Confira a cobertura realizada pelo Portal aRede na Reunião Ordinária da AMCG. | Autor: REGIÃO | Prefeitos se reúnem com deputados e secretários de Estado para debater projetos para os Campos Gerais.Confira as informações no Portal aRede:.
 
PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right