Castro pode se transformar em um Centro de Referência do IFPR
Prefeitura propõe iniciar as atividades no Centro da Juventude e, posteriormente, construir um campus do IFPR no município
Publicado: 25/03/2025, 17:45

Em busca de atrair cursos profissionalizantes e de ensino superior para Castro, o vice-prefeito, Régis Moreno, e secretários municipais estiveram reunidos com o reitor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Adriano Willian da Silva Viana Pereira, e com o diretor do campus de Jaguariaíva do IFPR, Paulo Sérgio Horst, nesta sexta-feira (21). O objetivo é transformar Castro em um Centro de Referência do IFPR com a posterior instalação de um campus no município.
Com a instalação do Centro de Referência, Castro receberia cursos profissionalizantes, mas estaria vinculado administrativamente ao campus de Jaguariaíva do IFPR. Segundo Régis Moreno, este é o primeiro passo para que, posteriormente, ocorra a criação de um campus do Instituto na cidade. “O Centro de Referência é uma forma rápida para trazermos o Instituto para Castro, enquanto seguimos com as negociações para conseguir a instalação de um campus”, explica.
“Ficamos felizes em ver o interesse que a cidade tem em ter cursos profissionalizantes com a chancela da IFPR, esta instituição que já é reconhecida no Paraná pela formação que oferta. Vamos realizar essa parceria e construí-la juntos para o bem de Castro”, destaca o reitor Adriano Pereira. Da mesma forma, o Paulo Horst destaca a importância da parceria e a possibilidade do trabalho em conjunto de Castro com o campus Jaguariaíva.
CAMPUS - Durante a reunião, também foi entregue ao reitor uma proposta de construção de um campus do IFPR no município. O projeto prevê a instalação no terreno conhecido como “Fazendinha”. Segundo o secretário de administração, Rodrigo Morais da Silva, o espaço foi escolhido pois possui uma localização estratégica. “O terreno está dentro da área urbana do município, sendo de fácil acesso para os alunos e próximo de áreas de lazer e saúde”, explica.
O reitor do IFPR destaca que o próximo passo é apresentar o projeto do município para o Ministério da Educação. “Vamos levar a proposta de Castro para o MEC e mostrar as potencialidades do projeto e aquilo que a Prefeitura pode disponibilizar. Também é importante a união de forças da sociedade civil com o poder público para que consigamos avançar nessa ideia de termo um campus”, afirma.
Além dos representantes do IFPR e do vice-prefeito, também participaram da reunião os secretários de administração, Rodrigo Morais da Silva, e de infraestrutura e meio ambiente, Marcos Barbosa, o empresário Marcos Bertolini e o assessor do Deputado Estadual Denian Couto, Henrique Natal.

Com informações da assessoria de imprensa.