'Mais Médicos' garante 16 novos profissionais nos Campos Gerais | aRede
PUBLICIDADE

'Mais Médicos' garante 16 novos profissionais nos Campos Gerais

Os municípios contemplados serão Ipiranga (1), Irati (1), Ivaí (1), Jaguariaíva (1), Ponta Grossa (6), São João do Triunfo (1), São Mateus do Sul (4) e Tibagi (1)

A partir de abril, o Paraná contará com mais 20 profissionais formados no exterior
A partir de abril, o Paraná contará com mais 20 profissionais formados no exterior -

Publicado Por João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Paraná receberá um reforço na atenção primária à saúde com a ampliação do programa Mais Médicos. A partir de abril, o Estado contará com mais 20 profissionais formados no exterior, que estão concluindo o Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv). Do total, 16 profissionais serão encaminhados para cidades da região dos Campos Gerais. O edital foi publicado na última terça-feira, 18 de março.

Esses médicos serão distribuídos entre oito cidades. Os municípios contemplados serão Ipiranga (1), Irati (1), Ivaí (1), Jaguariaíva (1), Ponta Grossa (6), São João do Triunfo (1), São Mateus do Sul (4) e Tibagi (1). O objetivo é reforçar o atendimento de populações em áreas de maior vulnerabilidade. As contratações serão em caráter imediato.

INDICATIVO - Um dos indicadores do foco nas regiões onde há maior necessidade de atendimento é que 445 dos médicos no Paraná estão fixados em municípios considerados de média vulnerabilidade. Outros 28 profissionais estão ativos em localidades com alta vulnerabilidade.

Dos municípios que receberão os médicos, apenas Ivaí é considerado de média vulnerabilidade, enquantos os demais são de baixa.

PARANÁ – O estado também foi contemplado no primeiro edital de 2025 do Mais Médicos, anunciado em março pelo Ministério da Saúde. O edital prevê a contratação de 2.279 profissionais em todo o país, sendo 134 destinados ao Paraná. Esses profissionais atuarão em equipes de Saúde da Família, garantindo atendimento de qualidade e encaminhamento adequado para especialistas quando necessário.

O resultado do edital está previsto para 8 de abril. Noventa municípios paranaenses terão contratações imediatas e 278 para cadastro reserva.

Em todo o país, o número de profissionais do Mais Médicos atendendo à população dobrou. Atualmente são 26 mil em atividade, enquanto em 2022 esse número era de 13,1 mil. Mais de 66 milhões de pessoas são beneficiadas pela iniciativa.

ACOLHIMENTO – O Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv) segue até 11 de abril, capacitando 402 médicos formados no exterior para atuação no SUS. A maioria dos profissionais nasceu no Brasil: são 397 brasileiros e cinco estrangeiros. Entre os médicos deste módulo, 52,7% são mulheres e 57 vão atuar na saúde indígena.

Este MAAv, o primeiro de 2025, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), terá aulas sobre o SUS e temas prioritários para atendimento de populações vulneráveis na atenção primária, como equidade étnico-racial, saúde mental e o Bolsa Família. Ao fim do curso, todos os médicos participam de uma avaliação. Para ser aprovado, é preciso alcançar média mínima de 50%.

Com informações das assessorias de imprensa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right