Jaguariaíva comemora 201 anos de história com grandes atrações | aRede
PUBLICIDADE

Jaguariaíva comemora 201 anos de história com grandes atrações

Município oferece shows nacionais, rodeio e atividades para todos os gostos

Festival Cultural e Festa do Peão seguem em andamento no município
Festival Cultural e Festa do Peão seguem em andamento no município -

Heryvelton Martins

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O município de Jaguariaíva celebra seu aniversário de 201 anos neste domingo (15) com uma programação extensa e diversificada. O evento, que acontece no Pátio da Estação Cidadã, oferece shows nacionais, rodeio, gastronomia típica, feira de artesanato e outras atividades. A entrada para os shows e atividades é gratuita, com venda apenas de camarotes. Entre os destaques da programação musical estão as duplas Guilherme & Benutto e Rio Negro e Solimões, que prometem animar o fim de semana no município, localizado a pouco mais de 120 km de Ponta Grossa.

Os amantes do rodeio também terão motivos para comemorar. A Festa do Peão, que inicia nesta sexta-feira (13) e termina no sábado (14), traz provas e montarias emocionantes, com grandes nomes do setor, um dos destaques das festividades que promete reunir centenas de pessoas durante todo o final de semana. Para completar a festa, um parque de diversões estará aberto durante todos os dias do evento, com opções de brinquedos para todas as idades. Além da festa, o evento também celebra a cultura local com a feira de artesanato e os stands histórico-culturais.

PROGRAMAÇÃO - No sábado, dia 14, a festa começa às 14h com a abertura dos portões, da praça de alimentação e do parque de diversões. Um momento especial acontece das 14h às 15h, com o "Horário do Silêncio", uma iniciativa para autistas e seus acompanhantes com entrada gratuita e ambiente com redução de ruídos. A partir das 17h, a Galeria Matarazzo recebe a abertura dos stands histórico-culturais e da Feira de Artesanato. A noite, às 19h, a culinária tropeira aquecerá o ambiente e, às 22h, o rodeio começa a agitar a galera. Para finalizar a noite, às 00h30, a dupla Rio Negro & Solimões subirá ao palco para um show animado, seguido de uma balada.

Centenas de pessoas devem se reunir no município
Centenas de pessoas devem se reunir no município |  Foto: Divulgação.
  

Já no domingo, dia 15, a festa começa cedo, às 7h, com a Alvorada Tropeira e o Café Tropeiro. Às 8h, a Cavalgada sai do Parque Dr. Ruy Cunha em direção à Praça Getúlio Vargas. Às 10h, o dia continua com o Ato Cívico e a Missa em Ação de Graças na Paróquia São Francisco de Assis. A partir das 14h, o parque de diversões e os stands histórico-culturais voltam a funcionar. A festa se encerra oficialmente às 16h, com um show infantil "Sonhos e Magia" às 16h30.

HISTÓRIA - O município teve suas origens entrelaçadas com as grandes rotas comerciais do Brasil Colonial. Seu nome, de origem tupi-guarani, significa "Rio da Onça Brava", uma alusão ao local que abrigava os tropeiros em suas longas jornadas. No início do século XVII, bandeirantes paulistas e tropeiros de gado começaram a explorar a região que hoje conhecemos como Jaguariaíva. Utilizando o histórico Caminho de Sorocaba, que ligava São Paulo a Viamão (RS), esses aventureiros encontraram um ponto estratégico para descanso e travessia do Rio Tyaguariahiba.

Com o tempo, esse ponto de parada tornou-se um local de grande movimentação, atraindo cada vez mais pessoas. Famílias vindas dos Campos de Curitiba e de São Paulo se estabeleceram na região, dando origem a uma pequena comunidade. Em 1795, o coronel Luciano Carneiro Lobo adquiriu a fazenda Jaguariaíva, que se tornaria o núcleo do futuro município. A importância da região cresceu significativamente, e em 15 de setembro de 1823, por meio de um Alvará Imperial, a Fazenda Jaguariaíva foi elevada à categoria de Freguesia.

CONFIRA O CRONOGRAMA COMPLETO -

Dia 13 de Setembro (Sexta-feira)

18h: Abertura dos portões, praça de alimentação, parque de diversões e Feira de Artesanato.

19h: Continuação dos stands histórico-culturais e da Culinária Tropeira.

21h30: Rodeio.

00h30: Show com Guilherme & Benuto, seguido de balada.

Dia 14 de Setembro (Sábado)

14h: Abertura dos portões, praça de alimentação e parque de diversões. Horário do Silêncio até às

15h: Momento de gratuidade para autistas e acompanhante com documentos comprobatórios e redução de ruídos.

17h: Abertura dos stands histórico-culturais e da Feira de Artesanato (Galeria Matarazzo).

19h: Culinária Tropeira.

22h: Rodeio.

00h30: Show com Rio Negro & Solimões, seguido de balada.

Dia 15 de Setembro (Domingo)

07h: Alvorada Tropeira e Café Tropeiro.

08h: Cavalgada do Parque Dr. Ruy Cunha até a Praça Getúlio Vargas.

10h: Ato Cívico e Missa em Ação de Graças na Paróquia São Francisco de Assis.

14h: Abertura do parque de diversões e dos stands histórico-culturais.

16h: Encerramento oficial do evento.

16h30: Show infantil "Sonhos e Magia".

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE