AMCG e Invest Paraná viabilizam projetos para os Campos Gerais
Encontro colocou em pauta o potencial dos 19 municípios que compõem a associação
Publicado: 27/05/2024, 12:57
A equipe da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) participou de uma reunião junto à Invest Paraná na última semana. O encontro colocou em pauta o potencial dos 19 municípios que compõem a entidade, com foco na captação de parcerias e estratégias voltadas ao desenvolvimento. O tema central do debate foi a apresentação de propostas para o programa de 'Vocações Regionais Sustentáveis (VRS)'.
O mapeamento realizado pela AMCG colocou em destaque o setor agropecuário, incluindo a cadeia de leite, a produção de mel e também a cultura do cooperativismo presente nos municípios. Também foram apresentadas propostas de fomento ao turismo, incluindo a 'Rota dos Tropeiros', a quantidade de atrativos naturais e os produtos típicos da região.
A diretora administrativa da AMCG, Katiane Pires, parabenizou a equipe pelo levantamento de dados e informações. Ela também apontou a importância da proximidade com a Invest Paraná. “A reunião de hoje teve como foco a promoção dos nossos municípios. Por meio dessa atuação conjunta, esperamos fortalecer os Campos Gerais como um todo, estimulando a geração de riquezas tanto por meio do setor produtivo, quanto do turismo. Por meio do programa VRS e apoio da Invest, acreditamos muito nessa oportunidade. Tivemos um retorno muito positivo neste primeiro momento”, disse.
OPORTUNIDADE - O presidente da AMCG e prefeito de São João do Triunfo, Abimael do Valle, também destacou a iniciativa. “É importante que ocorra uma mobilização coletiva em prol do desenvolvimento regional. Esse é o grande objetivo da AMCG. Temos uma região muito rica em inúmeros setores, como a agropecuária, a indústria e o turismo, por exemplo. Ter o apoio do Estado através da Invest Paraná é fundamental para que os Campos Gerais sejam uma terra de oportunidades e desenvolvimento. Com o andamento dessa parceria, esperamos colher resultados muito positivos”, avaliou.
FUTURO - O diretor de desenvolvimento econômico da Invest Paraná, Rogério Chaves, fez uma projeção. “O primeiro passo era conhecer. Tivemos uma reunião muito produtiva e rica em detalhes. A partir do momento em que sabemos quais são as potências existentes na região, podemos entender para onde direcionar os projetos. É possível viabilizar, por exemplo, recursos para obras estruturantes que sejam necessárias, ou buscar estratégias de divulgação com apoio da Secretaria de Turismo. Existem muitas oportunidades. A partir desse mapeamento, poderemos canalizar ações para favorecer os Campos Gerais como um todo”, destacou.
CONHEÇA - O programa Vocações Regionais Sustentáveis do Paraná, conhecido como VRS, promove produtos e destinos únicos: repletos de história, cultura, conhecimento e riquezas naturais. Por meio do projeto, há incentivo a pequenos produtores e valorização da bioeconomia regional. Criado em 2020 pela Invest Paraná, o VRS nasceu com o objetivo de aprimorar cadeias de valor desses produtos para viabilizar abertura comercial.
A essência do programa está alinhada com os princípios do desenvolvimento sustentável, que une conhecimentos tradicionais aos científicos e tecnológicos, com apoio da gestão pública. Através da metodologia Value Links 2.0 e com a colaboração de mais de 30 parceiros institucionais, o programa visa incentivar pessoas e fomentar a criação de processos inovadores que mantenham a floresta em pé, ao mesmo tempo em que geram fontes de renda.
Com informações: Assessoria de Imprensa.