Cidades da região buscam estratégias para ampliar industrialização | aRede
PUBLICIDADE

Cidades da região buscam estratégias para ampliar industrialização

Líderes da região destacaram que a indústria é responsável por impulsionar a economia e os índices de empregabilidade

A prefeitura de Mallet foi recentemente adicionada à lista após o apoio do prefeito Moacir Szinvelski às políticas de incentivo
A prefeitura de Mallet foi recentemente adicionada à lista após o apoio do prefeito Moacir Szinvelski às políticas de incentivo -

Heryvelton Martins

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) esteve em uma reunião em Irati na última semana para discutir as prioridades para a região dos Campos Gerais nos próximos anos, como uma busca por crescimento do mercado, Na ocasião foi destacado que as indústrias geram mais de 28 mil vagas de emprego na região além de corresponder a 15% do Produto Interno Bruto dos Campos Gerais, o que é considerado abaixo da média de 27% da macrorregião centro sul do estado do Paraná.

Presidente Edson Vasconcelos conduziu os trabalhos em Irati
Presidente Edson Vasconcelos conduziu os trabalhos em Irati |  Foto: Davi Bortolossi
  

Diante disso, foram definidos a infraestrutura, empregabilidade e inovação como prioridades para o setor, temas mais votados durante a reunião que uniu lideranças para discutir o tema. Entre os municípios de destaque para a região dos Campos Gerais, quando o assunto é industrialização, ficam União da Vitória, Irati, Imbituva, Mallet e Prudentópolis. Vale ressaltar que a ideia é ampliar essa industrialização, como relatou o presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), Abimael do Valle (PT), em entrevista ao Portal aRede e Jornal da Manhã.

“Temos um setor industrial extremamente pujante. Isso se reflete no número de indústrias que se instalaram na nossa região ao longo das últimas décadas”, destacou Abimael que também falou que isso ocorre devido aos atrativos que os Campos Gerais ofenderem, como a logística favorável e o grande potencial hídrico e elétrico de cada cidade. “Os municípios pequenos também conseguem exercer esse potencial atraindo empreendimentos de menor porte, mas que fazem a diferença. Nosso intuito  é também dar mais visibilidade a essas localidades”, afirmou o presidente da Associação.

A prefeitura de Mallet foi recentemente adicionada à lista após o apoio do prefeito Moacir Szinvelski às políticas de incentivo para a implantação de novas indústrias na região. Em entrevista ao Portal aRede e Jornal da Manhã, o prefeito ressaltou a importância dessas iniciativas para a economia local e para a melhoria da infraestrutura da cidade. "Estamos incentivando bastante a ampliação do nosso Distrito Industrial, pois as indústrias trazem mais empregos e contribuem para o desenvolvimento da região", afirmou Szinvelski.

CRESCIMENTO - O pedido de Mallet para ampliar o crescimento industrial também é uma das preocupações da AMCG, que busca atrair essas novas empresas por meio de representatividade. "Como gestores públicos, nossa missão é encontrar maneiras de impulsionar a economia como um todo. Por isso, a AMCG desempenha um papel tão importante, pois ela proporciona às prefeituras uma maior representatividade junto aos governos estadual e federal", afirmou o presidente da AMCG, Abimael do Valle.

Para que isso ocorra, o representante da Associação afirma que trabalha em parceria com comitês territoriais para apoiar a elaboração de estratégias que visem fomentar o empreendedorismo e a inovação nas cidades da região. Dessa forma, contribui para a instalação de novas empresas e o desenvolvimento industrial local.

COMITÊS - O Vale do Tibagi busca promover um ambiente favorável para o desenvolvimento dos negócios na região. O objetivo principal é atuar nos eixos de acesso a mercados e compras públicas, educação empreendedora, agricultura familiar, turismo e inovação. Já o Avança Campos Gerais tem o objetivo principal de atuar nos eixos de acesso a mercados e compras públicas, educação empreendedora, inovação e associativismo na região. Com base na quádrupla hélice, o comitê é composto por representantes dos setores público, privado, academia e terceiro setor.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE