Reserva declara situação de emergência devido a dengue
Entre as ações previstas no decreto, está o pleno funcionamento do Comitê Municipal de enfrentamento ao Aedes Aegypti
Publicado: 25/04/2024, 17:57
A Prefeitura Municipal de Reserva emitiu o Decreto nº 3883/2024, que coloca o município em situação de emergência devido ao aumento de casos de dengue. A medida tem como objetivo combater e controlar o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença, além de outras medidas para proteger a saúde pública, conforme o documento. O decreto entrou em vigor em 24 de abril e tem vigência de 90 dias.
De acordo com informações da Vigilância Epidemiológica, foram notificados 925 casos de dengue e confirmados 235 através do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Entre as ações previstas no decreto, está o pleno funcionamento do Comitê Municipal de enfrentamento ao Aedes Aegypti, instituído pelo Decreto Municipal nº 3867/2024.
Além disso, serão intensificadas as visitas domiciliares para identificação de focos do mosquito e sua eliminação. Também está prevista a contratação de pessoal temporário para implementação das políticas públicas de prevenção e combate à dengue, bem como a mobilização de toda a estrutura administrativa municipal.
EMERGÊNCIA - No município de Reserva, foi decretado estado de emergência devido ao aumento dos casos de dengue, tornando-se o quarto município da região a tomar essa medida. Anteriormente, Ponta Grossa, Ortigueira e Telêmaco Borba também haviam decretado estado de emergência devido à mesma razão. É importante ressaltar que apenas em Ponta Grossa, o número de casos positivos da doença já ultrapassa 2 mil.