Jaguariaíva esclarece protocolos no Hospital Carolina Lupion | aRede
PUBLICIDADE

Jaguariaíva esclarece protocolos no Hospital Carolina Lupion

Houve dúvidas quando a assistência religiosa no local

O artigo 4° do decreto ressalta a importância de cumprir as determinações legais e normas internas do hospital
O artigo 4° do decreto ressalta a importância de cumprir as determinações legais e normas internas do hospital -

Publicado por Heryvelton Martins

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Em um esforço para manter a transparência e o acesso à assistência religiosa de maneira saudável e organizada, a Prefeitura Municipal de Jaguariaíva esclarece os protocolos para as visitas religiosas ao Hospital Municipal Carolina Lupion. 

Os esclarecimentos prestados agora não representam uma nova regulamentação, mas confirmam os procedimentos em vigor há mais de uma década. Isso ocorre porque, em 2010, foi publicado o decreto municipal 398, que estabelece diretrizes específicas para as visitas religiosas, assegurando o direito de acesso aos pacientes internados ao atendimento religioso e espiritual.

O texto está de acordo com a lei federal número 9.982, de 14 de julho de 2000, e com as diretrizes do Ministério da Saúde. Ele certifica aos religiosos de todas as confissões o acesso ao hospital, de segunda a sexta-feira, das 14h30min às 15h30min, mediante acordo com o paciente ou seus familiares, nos casos em que o paciente não esteja em pleno gozo de suas faculdades mentais.

Segundo o Executivo Municipal, é permitida a entrada do líder religioso com um acompanhante, que pode ser cadastrado para esse fim ou comprovar sua liderança mediante documento hábil. A permanência é de até 20 minutos por dia. Já nos casos de pacientes em estado terminal, a assistência religiosa poderá ocorrer em qualquer dia e horário, desde que solicitada pelo paciente ou família e autorizada pelo responsável do plantão.

O artigo 4° do decreto ressalta a importância de cumprir as determinações legais e normas internas do hospital durante as visitas religiosas, a fim de não colocar em risco as condições do paciente, como em horários de medicação, visitas médicas, atendimento no leito, troca de fraldas e banho, além da segurança de pacientes em isolamento por Covid-19 e doenças infectocontagiosas.

Com informações de assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE