Reserva registra o 1º caso de dengue deste ano | aRede
PUBLICIDADE

Reserva registra o 1º caso de dengue deste ano

No ano passado foram contabilizados em Reserva ao todo 32 casos, cinco confirmados de dengue e um de chikungunya

As denúncias de locais irregulares podem ser registradas no WhatsApp (42) 9925-1107
As denúncias de locais irregulares podem ser registradas no WhatsApp (42) 9925-1107 -

Publicado por Luciana Brick

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária de Reserva, nos Campos Gerais, divulgou nesta quarta-feira (07) o primeiro caso confirmado de dengue em 2024 no município, no distrito de Campinas Belas. Uma mulher na faixa dos 60 anos foi a vítima. No ano passado foram contabilizados em Reserva ao todo 32 casos, cinco confirmados de dengue e um de chikungunya, 24 descartados e três inconclusivos, zika vírus zerado.

As denúncias de locais irregulares podem ser registradas no WhatsApp (42) 9925-1107, na Ouvidoria Geral Municipal, através do e-mail [email protected] ou pessoalmente no departamento de Vigilância Sanitária, que fica na Rua Polônia, número 882, no Centro, nos dias de semana.

‘’Detalhar a ocorrência ao máximo, contando o endereço do lugar. O foco está em uma casa? No lote vago? Existem objetos que acumulam água parada? Respondendo essas perguntas, vai agilizar a ação’’, explicou Olinda Fernandes da Cruz, agente de combate a endemias.

Os principais sintomas são a febre alta a partir de 38 graus, dores pelo corpo e nas articulações; mal-estar; falta de apetite; dores de cabeça; manchas vermelhas que podem aparecer em até 15 dias depois da infecção pelo mosquito conhecido cientificamente por Aedes aegypti; a pessoa deve procurar a unidade básica mais próxima ou Pronto Atendimento Municipal (PAM).

A prevenção é a melhor forma de combate. A recomendação é colocar areia em vasos e pratos de plantas, evitando acumular água em pneus, latas e garrafas, limpar e manter fechada a caixa d´ água e receber os agentes de endemias. O último boletim semanal da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registrou 7.238 novos casos e mais dois óbitos pela doença no Paraná. As mortes foram em Apucarana.

Das Assessorias 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE