Prefeito de Arapoti avalia gestão municipal e projeta 2024 | aRede
PUBLICIDADE

Prefeito de Arapoti avalia gestão municipal e projeta 2024

Irani Barros comenta ações e investimentos realizados nas principais áreas do município

Prefeito Irani Barros destaca conquistas em 2023
Prefeito Irani Barros destaca conquistas em 2023 -

Luciana Brick

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

À frente da Prefeitura de Arapoti, nos Campos Gerais, desde 2021, o prefeito Irani Barros fez um balanço de 2023, destacando os avanços conquistados ao longo dos últimos anos. Ele lembra que o primeiro ano de mandato foi atípico devido à pandemia de Covid-19, o que impediu os trabalhos. “Trabalhamos em 2022, 2023 e conseguimos bastante coisa”, afirma. Ele lembra que três bairros receberam pavimentação, sendo o Aratinga 2, o Jardim Fabiana e o Santo Antônio, obra com recurso próprio e convênio estadual. “Deixamos estes bairros praticamente todo pavimentados. O Jardim Fabiana ainda falta umas duas, três ruas, mas também já está no nosso planejamento para este ano”, explica.

Além da pavimentação, obras de recape, com recurso do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), via Caixa Econômica, também foram realizadas em diversas ruas danificadas. Os investimentos somam mais de R$ 18 milhões. E a previsão para este ano é investir mais R$ 10 milhões em pavimento e recapeamento, também na melhoria da iluminação pública e na urbanização das ruas, com instalação, inclusive, de floreiras. Uma rotatória na região central também está prevista, o que dever contribuir para agilizar o fluxo de veículos.

Na área da saúde, o prefeito destaca que futuramente serão entregues dois novos postos de saúde: Bosque e Capão Bonito, e três unidades básicas de Saúde (em processo de licitação ou em construção) e comenta sobre a concessão do hospital. “O projeto do hospital nos deixa muito orgulhosos, é um projeto que deu certo; estamos atendendo cerca de 600 cirurgias mês. Então, o nosso hospital, que estava há 12 anos parado, hoje está a todo vapor”, diz.

Irani salienta que o hospital foi reaberto há exatamente um ano e alguns profissionais da saúde foram realocados para os postos, para atendimento a população. “Inclusive, no posto do Jardim Ceres, temos horário estendido, que vai até às 22 horas com atendimento, assim o trabalhador pode chegar serviço e ir para o posto de saúde”, fala.

Ainda nesta área, ele lembra que houve a troca de mobília dos postos e que como presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CimSaúde), trabalhou muito, no ano passado, com ações voltadas ao autismo. “Hoje já estamos aqui através do consórcio com uma clínica conveniada para atender as crianças com espectro autista”, fala. O Centro de Especialidades também foi uma conquista, segundo ele.

Irani comenta ainda sobre o transporte dos pacientes para outros municípios. A prefeitura adquiriu dois novos ônibus, conseguiu três ambulâncias e duas vans para a saúde.

EDUCAÇÃO – “Na educação valorizamos muito o profissional; eu venho da área da educação e, no meu mandato, demos aumento do piso do profissional, do pedagogo; o salário do professor foi ajustado quase 50% a mais, então isso é uma valorização”, afirma. Houve a entrega de uniformes para mais de 2.700 alunos, assim como kit material escolar com mochila. “Todos os nossos alunos hoje estão indo para a escola uniformizados”, fala.

OBRAS – Uma grande demanda de Arapoti é o tráfego de caminhões pesados pela região central, devido o Projeto Puma da Klabin. “Através do deputado e também secretário Sandro Alex, que desde o início da gestão vem nos ajudando, conseguimos o projeto para um anel viário”, observa Irani, destacando que este projeto deve sair do papel em breve.

Outra novidade é o lago municipal, onde o projeto aguarda a licença ambiental. “Será um lago bem estruturado com pista de ciclismo, de caminhada, iluminado, com playground, campo de futebol, uma área de lazer”, explica.

As estradas rurais também receberam atenção e investimento. A prefeitura adquiriu sete caminhões, além de conseguir patrolas, rolo, retroescavadeiras, “enfim, todo maquinário para darmos um bom atendimento as estradas rurais”.

Município se recupera dos estragos das chuvas

O prefeito de Arapoti, nos Campos Gerais, Irani Barros, lembra que o município foi afetado pelas chuvas de outubro do ano passado e que houve a rápida intervenção da administração municipal para auxiliar as famílias, vítimas de destelhamentos provocados pelo vendaval.  Aproximadamente 100 famílias precisaram de ajuda.

A prefeitura decretou emergência, a qual foi reconhecida pelos governos federal e estadual, resultando em auxílio e na liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Os moradores, que possuem direito ao FGTS, estão solicitando, agora, via aplicativo, o saque dos valores junto a Caixa Econômica Federal.

Ainda na área social, o prefeito destaca as ações voltadas para a terceira idade, com a formação do coral regido por um profissional. “Foi muito gratificante no final de ano estarmos com todo esse pessoal fazendo cantata de Natal na casa das pessoas. Enfim, estamos dando oportunidade para este pessoal ter uma vida mais ativa”, diz.

Investimentos em moradia e segurança devem acontecer em 2024

A prefeitura de Arapoti prevê para este ano a construção de mais de 300 moradias através do projeto Casa Fácil e mais de 90 por meio do Fundo de Arrendamento Residencial (Far), sendo esta última direcionada para os inscritos no Cadastro Único do governo federal.

Outro projeto para o longo deste ano é na área da segurança, com a central de monitoramento, onde através da rede de fibra óptica deverão ser ligadas câmeras que irão monitorar prédios e espaços públicos. As imagens poderão ser cedidas inclusive para as forças de segurança.

“Estaremos trabalhando até o último dia do nosso mandato para concluir esses projetos e deixar a cidade um pouco melhor do que pegamos”, finaliza o prefeito.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE