Prefeitos enviam demandas da saúde para o Estado; veja lista | aRede
PUBLICIDADE

Prefeitos enviam demandas da saúde para o Estado; veja lista

Reunião entre gestores da região dos Campos Gerais e o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, ocorreu nesta semana

Beto Preto recebeu lista de demandas e confirmou presença na região ainda neste mês
Beto Preto recebeu lista de demandas e confirmou presença na região ainda neste mês -

Allyson Santos

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Prefeitos da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) participaram de uma reunião junto ao secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, no início desta semana. Na oportunidade, os gestores entregaram um ofício com uma série de reivindicações visando a qualificação dos serviços prestados através das 3ª e 21ª Regionais de Saúde.

A reportagem do Portal aRede e Jornal da Manhã teve acesso ao documento assinado pela presidente da AMCG e prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso (PSB), em nome das 19 prefeituras.

No texto, a AMCG solicita uma reunião com Beto Preto, a fim de discutir demandas e desafios. Segundo Elisangela, o encontro está marcado para o dia 28 de setembro, em Carambeí. A reunião terá a presença de todos os prefeitos e representantes do setor de saúde da região. (Confira a lista de demandas no fim da reportagem).

Beto Preto recebeu lista de demandas e confirmou presença na região ainda neste mês
Beto Preto recebeu lista de demandas e confirmou presença na região ainda neste mês |  Foto: Divulgação
  

Principais Solicitações

Entre as demandas da 3ª Regional pautados no ofício, estão: Falta de oferta de consultas em algumas especialidades médicas pelo sistema da Central de Acesso à Regulação (Care), sendo que algumas especialidades sequer existe oferta; Segregação do paciente dentro das especialidades, atendimento exclusivo a um tipo de caso em determinados ambulatórios; Organização das filas por ordem cronológica de entrega do encaminhamento, sendo os casos mais graves priorizados e realocados na fila; entre outras.

Em entrevista concedida nessa terça-feira (19), a presidente da AMCG também citou as dificuldades enfrentadas pelos municípios no acesso à determinadas especialidades médicas, como Neuropediatria, Urologia Cirúrgica, Ortopedia Cirúrgica, Reumatologia e Oncologia. “Tivemos uma recepção muito boa por parte do secretário. Muito em breve teremos novidades importantes para a nossa região”, concluiu a gestora.

Cenário nas cidades

O prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro, também esteve presente no encontro com Beto Preto. “Em muitos municípios existe a dificuldade na realização de cirurgias. Foram levadas várias demandas com relação a algumas situações, incluindo o Consórcio, repasses e demanda reprimida”, explicou o chefe do Executivo.

Outra liderança que esteve na reunião foi o prefeito de Arapoti, Irani Barros (PSD), que também é presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde). “Hoje, contamos com recursos que podem custear exames de baixa complexidade. Nossa solicitação é para a oferta de exames mais elaborados”, disse.

Compromissos

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o secretário Beto Preto reafirmou compromisso com a região. “Fizemos um bom debate. Agora vamos encaminhar as soluções junto ao nosso governador. Nos próximos dias, estaremos em Carambeí para dialogar com prefeitos, secretários e representantes”, reforçou.

21ª Regional entrega pedidos

Entre as preocupações da 21ª Regional de Saúde de Telêmaco Borba elencadas no ofício, é possível destacar a baixa oferta de vagas para atendimentos de oncologia; a necessidade imediata do funcionamento da UTI Neonatal do Hospital Regional de Telêmaco Borba; entre outras. Já o CimSaúde destacou, no documento, a emergência de cirurgias de oftalmologia, em virtude de não existir serviço de referência para atendimento; e a necessidade de atualização do Plano Regional Integrado (PRI), para que sejam elencadas novas especialidades aos municípios.

Lista de demandas

3ª Regional de Saúde

- Falta de oferta pelo sistema CARE de consultas em algumas especialidades médicas, sendo que algumas especialidades nem existe oferta. 

- Segregação do paciente dentro das especialidades, atendimento exclusivo a um tipo de caso em determinados ambulatórios.

- Organização das filas: por ordem cronológica de entrega do encaminhamento, sendo os casos mais graves priorizados e realocados na fila. Os vazios assistenciais regionais identificados são levados para reuniões de CIR.

- Especialidade médicas com maior dificuldade de acesso: Especialidades pediátricas de um modo geral, com destaque para Neuropediatria. Urologia cirúrgica. Ortopedia cirúrgica. Reumatologia

- Especialidades médicas com maior dificuldade de acesso: Oncologia – necessidade de aumentar o numero de consultas. Depois de consultar ainda há uma demora em iniciar o tratamento. 

- Maior transparência e dialogo com os municípios antes de se implantar ou implementar serviços de saúde na região.

21ª Regional de Saúde

- Baixa oferta de vagas para oncologia.

- Funcionamento imediato e pleno da UTI Neonatal do Hospital Regional de Telêmaco Borba.

- Manutenção da Viatura SAMU das Rodovias (Ortigueira/Telêmaco Borba)

- Cirurgias eletivas em especial Ginecológico-urológica e Ortopédica.

- Hospital de referencia oncológica (H. ROCIO) realize a quimioterapia e radioterapia no mesmo local.

Consórcio Intermunicipal de Saúde

- Emergência de cirurgias de oftalmologista, em virtude de não existir serviço de referência para este atendimento, os municípios relatam que os pacientes ficam dias aguardando vaga via Central Estadual de Regulação de Leitos;

- FPO do Consórcio possibilidade de ampliar os exames que realmente atendam os municípios, atualização do PRI, para que possam ser elencadas novas especialidades que os municípios possuem demanda.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE