Ponta Grossa terá carretas para consultas gratuitas com oftalmologistas | aRede
PUBLICIDADE

Ponta Grossa terá carretas para consultas gratuitas com oftalmologistas

Ação é iniciativa do Ministério da Saúde por meio do programa Agora Tem Especialistas e inicia nesta sexta-feira (23)

Ação é iniciativa do Ministério da Saúde por meio do programa Agora Tem Especialistas e inicia nesta sexta-feira (23)
Ação é iniciativa do Ministério da Saúde por meio do programa Agora Tem Especialistas e inicia nesta sexta-feira (23) -

Lincoln Vargas

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ponta Grossa irá receber nesta sexta-feira (23) as carretas da oftalmologia. A ação é uma iniciativa do Ministério da Saúde, realizada por meio do programa Agora Tem Especialistas.

A participação de Ponta Grossa no projeto foi viabilizada com apoio do mandato do Deputado Federal Aliel Machado (PV), e irá possibilitar que centenas de pessoas possam receber atendimento oftalmológico de qualidade.

A ação ocorrerá no Parque Ambiental, em frente à Estação Saudade, com início nesta sexta-feira. A princípio, a carreta deve funcionar por um período de 30 dias, e deve realizar cerca de dois mil procedimentos, o que inclui consultas, exames, cirurgias de catarata, atendimento para glaucoma e também o fornecimento de óculos.

O Deputado Aliel Machado afirma que a iniciativa deve beneficiar centenas de pessoas. "É um programa muito importante do Governo Federal, determinado pelo presidente Lula, que vai devolver dignidade a muita gente. Crianças que precisam de consulta e óculos, idosos aguardando cirurgias de catarata e famílias que esperam há muito tempo por atendimento especializado", disse Aliel. 

O Ministro Alexandre Padilha exaltou o trabalho realizado pelo programa Agora Tem Especialistas, e disse que os resultados apresentados em diversas regiões do país são expressivos. “Essa é uma grande conquista, que fortalece a saúde pública regional e amplia o acesso da população a atendimentos especializados”, afirma Padilha.

Ainda de acordo com o Ministro, há locais onde as filas de espera para cirurgias de catarata e avaliações oftalmológicas foram zeradas após um mês de funcionamento da carreta.

COMO PARTICIPAR

Para quem tiver interesse, é necessário obter encaminhamento de uma Unidade Básica de Saúde para a utilização do serviço. Pessoas com sintomas ou interesse, também podem procurar seus agentes comunitários de saúde.

Além disso, é necessário realizar o agendamento, visto que, comparecer diretamente à carreta não é suficiente para ser contemplado.

RELEMBRE

O anúncio de uma carreta oftalmológica em Ponta Grossa já havia sido anunciada anteriormente por Aliel. Em dezembro de 2025, o deputado divulgou em suas redes um vídeo ao lado do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT).

Ao todo, a ação prevê um investimento de aproximadamente R$ 2 milhões, e tem o objetivo de reduzir as filas de espera, e ampliar o acesso a atendimentos especializados pelo Sistema Único de Saúde, especialmente para crianças, idosos e pacientes que aguardam há mais tempo na fila.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right