Inovação e atração de investimentos pautam reunião da AMCG | aRede
PUBLICIDADE

Inovação e atração de investimentos pautam reunião da AMCG

Encontro abordou desafios e oportunidades para os Campos Gerais

Gestores de diferentes municípios reunidos para explorar programas de inovação e atração de investimentos.
Gestores de diferentes municípios reunidos para explorar programas de inovação e atração de investimentos. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) realizou reunião focada em inovação e atração de investimentos, com o vice-presidente da AMCG e Prefeito de São João do Triunfo, Abimael do Valle. Durante o encontro, o papel da tecnologia como mecanismo essencial para a gestão eficiente e a busca por recursos foi destacado. A reunião contou com a presença de Marcelo Rangel, secretário da Inovação, Modernização e Transformação Digital.

O secretário apresentou uma série de programas disponíveis para solicitação por parte das Prefeituras. O primeiro passo recomendado para os municípios foi a criação de uma Agência de Inovação, sendo enfatizado que a busca pela inovação poderia contribuir para conter o êxodo populacional, permitindo que os cidadãos trabalhassem em seus próprios municípios. 

Além disso, a capacitação foi ressaltada como acessível, indo desde o nível básico até o avançado por meio de plataformas digitais. Rangel também detalhou programas em andamento, como as Salas Digitais para autistas e os óculos para crianças com deficiência visual. 

Foram abordados na reunião problemas que a inovação poderá solucionar, com a iminente introdução de um aplicativo de geolocalização para todos os serviços municipais. Isso inclui, por exemplo, serviços de seguro, que, atualmente, são de difícil acesso para os municípios, além de auxiliar na cobrança de taxas devidas. Quanto às licitações, está previsto o lançamento de um Sistema Digital de Licitação Compartilhada, permitindo que municípios realizem compras conjuntas, incluindo colaborações com o governo estadual.

Marcelo reafirmou seu compromisso com a região dos Campos Gerais, manifestando apoio às prefeituras e à promoção da inovação.

Giancarlo Rocco, Diretor de Internacionalização da Invest Paraná, apresentou a ferramenta Citysmart, destacando sua importância na atração de investimentos. O município de Ponta Grossa será o primeiro a assinar o contrato para a utilização da ferramenta, a qual disponibiliza informações valiosas para empresas interessadas em se estabelecerem em diferentes cidades. 

Rocco enfatizou a relevância de conhecer a vocação de cada município, facilitando o interesse das empresas em investir localmente. A Invest Paraná irá fornecer acesso a um "cardápio" de oportunidades para cada município.

GALERIA DE FOTOS

  • Marcelo Rangel destaca a importância da tecnologia para a gestão eficiente durante o encontro da AMCG.
    Marcelo Rangel destaca a importância da tecnologia para a gestão eficiente durante o encontro da AMCG.
  • Debate ativo entre gestores municipais sobre a implementação de soluções inovadoras em suas comunidades.
    Debate ativo entre gestores municipais sobre a implementação de soluções inovadoras em suas comunidades.
  • Gestores municipais discutem estratégias para enfrentar desafios financeiros e buscar oportunidades de crescimento.
    Gestores municipais discutem estratégias para enfrentar desafios financeiros e buscar oportunidades de crescimento.
  

O Prefeito de Palmeira, Sérgio Luiz Belich, também membro do Conselho da Associação dos Municípios do Paraná, destacou as dificuldades financeiras enfrentadas pelos municípios, incluindo quedas na arrecadação de impostos e aumento de despesas em diversas áreas. Na busca por soluções, a AMP conduzirá reuniões com representantes federais e estaduais para explorar opções de recursos. Adicionalmente, um movimento de mobilização está programado para ocorrer na quarta-feira.

A reunião também prestou homenagem póstuma ao falecido Prefeito de Ivaí, Idir Treviso, com a entrega de uma placa. A mensagem na placa celebra o legado deixado por Treviso e destaca a inspiração para continuar trabalhando por cidades mais justas, igualitárias e prósperas.

Com informações: Assessoria de Imprensa. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE