Região quer incentivar ações complementares à Saúde | aRede
PUBLICIDADE

Região quer incentivar ações complementares à Saúde

Regional apresentou algumas evidências científicas referente às PICs, as práticas aprovadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e a Política Municipal que deve ser implantada em Ponta Grossa

3ª Regional realizou evento na UTFPR em Ponta Grossa na última semana
3ª Regional realizou evento na UTFPR em Ponta Grossa na última semana -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Sensibilizar os gestores quanto a importância das Práticas Integrativas e Complementares (PICs) à Saúde. Com esta intenção, a 3ª Regional realizou evento na UTFPR em Ponta Grossa na última semana. Secretários, coordenadores, bem como a diretoria do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) estiveram presentes. “Alguns dos nossos municípios já estão avançados no tema. Mas queremos mobilizar quanto às práticas que complementam o cuidado dos pacientes”, esclarece a assistente social, Luciana Querino, citando como exemplo a yoga, meditação, auriculoterapia e a reflexologia.

Durante o evento, a Regional apresentou algumas evidências científicas referente às PICs, as práticas aprovadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e a Política Municipal que deve ser implantada em Ponta Grossa. “No início deste mês tivemos a aprovação do decreto (22.140/23) que estabelece normas para as PICs na Rede Municipal”, exulta Luciana, destacando que o município polo dos Campos Gerais vem avançando no tema.

Da 3ª Regional, municípios como Castro, Ipiranga e Palmeira também já contam com algumas Práticas implantadas. “Queremos avançar, visto que as PICs contribuem no aumento da resolutividade do SUS, e com mecanismos naturais de promoção à Saúde”, aponta a assistente social, citando ainda que São João do Triunfo e Sengés devem iniciar ações, já que contam com terapeutas em seus quadros. Em Ipiranga, a prática da auriculoterapia vem sendo implantada. 

Com Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME) na região, o Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) reconhece a importância das PICs. “Primeiramente estamos buscando junto aos municípios as práticas já realizadas”, conta a diretora, Pâmella Costa. Com a crescente abordagem ao tema, e estudos comprovando seus benefícios, o Consórcio deve realizar novas pesquisas para verificar a viabilidade de implantação e o desenvolvimento de projeto futuro. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE