Ipiranga realiza evento sobre produção sustentável
Expectativa da Prefeitura de Ipiranga é reunir aproximadamente 400 produtores rurais no evento que acontecerá nesta sexta-feira (18)
Publicado: 14/08/2023, 17:01

A Prefeitura de Ipiranga realizará na próxima sexta-feira (18) uma manhã de compartilhamento de experiências e ideias sobre agricultura. São aguardados aproximadamente 400 produtores rurais da região. O evento acontecerá a partir das 08h, no Clube Asdecopi, com entrada gratuita.
Serão abordados temas relevantes e atuais relacionados à agricultura sustentável, com compartilhamento de experiências e conhecimentos sobre técnicas inovadoras, práticas eficientes e os desafios enfrentados pelo setor agrícola.
Serão duas apresentações, sendo que a primeira será com engenheiro agrônomo Ademir Calegari, pesquisador sênior da área de Solos e Plantas do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). Ele falará sobre Plantio Direto.
Calegari é filho de agricultor, tem vasta experiência na área de Agronomia, com ênfase em manejo e conservação do solo e da água, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de produção, plantio direto, rotação de culturas, plantas de cobertura, culturas oleaginosas, diversificação de culturas, práticas de manejo e conservação do solo e da água. Possui doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina (2006); com estudos na Universidade de Paris e INRA (França) e Kansas State University (Manhatan, USA).
Na sequência, às 10 horas, a palestra será sobre Alta Produtividade e Sustentabilidade, com o produtor rural Laércio Dalla Vecchia. Agricultor no município de Mangueirinha (PR), em 2020, venceu o 12º Desafio Nacional de Produtividade do Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb), alcançando uma produção de 118,8 sacas por hectare. Laércio é filho e neto de agricultores.

Evento
Segundo o secretário de Administração de Ipiranga, Faustino Pereira Filho, esta será a primeira vez que o produtor recordista e o pesquisador do Iapar estarão no município para compartilhar informações e experiências com os agricultores. “O motivo é demonstrar técnicas de conservação de solo e produção sustentável”, afirma Faustino.
O evento acontece com o apoio da Renovagro, Coopagrícola, Shimizu Fertilizantes, Ubyfol, Belagrícola, Adubasul Fertilizantes e Atua Agro.