Nova fase do ‘Paraná Produtivo’ contempla cidades da região | aRede
PUBLICIDADE

Nova fase do ‘Paraná Produtivo’ contempla cidades da região

Nesta nova etapa começa a implantação de ações prioritárias definidas na primeira fase. Lançamento ocorreu nesta terça-feira (4)

Secretário estadual do Planejamento, Guto Silva, e o vice-governador Darci Piana estiveram presentes no evento de lançamento do projeto
Secretário estadual do Planejamento, Guto Silva, e o vice-governador Darci Piana estiveram presentes no evento de lançamento do projeto -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Governo do Estado lançou nesta terça-feira (04), no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, a Fase II do Programa Paraná Produtivo. Criado em 2021, o programa identifica potenciais e carências das regiões e planeja um desenvolvimento produtivo integrado entre os municípios. Considerado inovador, o Paraná Produtivo tem como bases o protagonismo regional e a efetividade na implementação de ações propostas.

O evento que marcou o início da segunda fase lotou o auditório do MON. Sete Conselhos Gestores Regionais foram integrados à iniciativa, se unindo aos oito da primeira fase. Também foi instalado o Conselho Gestor Estadual, responsável pela definição dos objetivos estratégicos do programa, que tem o vice-governador Darci Piana como presidente.

Agora o Estado tem uma rede de 15 Conselhos Gestores Regionais, que representam todos os 399 municípios paranaenses. O evento de lançamento teve a presença dos representantes de todos os 15 Conselhos, do G7 – que engloba Associação Comercial do Paraná, Faciap, Faep, Fecomércio, Fetranspar, Fiep e Ocepar – e das cerca de 80 entidades que fazem parte do Comitê Técnico Interinstitucional do programa.

Nessa nova etapa, serão executadas as ações que, na primeira fase, foram elencadas como prioridade para cada região do Estado, além de discutidas as prioridades das regiões que estavam pendentes. Essas ações serão incluídas no planejamento do Governo do Estado e terão acompanhamento pelos Conselhos Gestores Regionais e Estadual do programa.

Volume de investimentos

Darci Piana ressaltou que as regiões no Estado que têm maior volume de investimentos são exatamente as que investem em planejamento, e que o programa traz a possibilidade para que os 399 municípios do Estado possam se reestruturar para o futuro. “Tudo que a gente precisa é esse planejamento e aqui está a grande oportunidade que a gente tem para conversar, trocar ideias, colocar em prática aquilo queremos”, disse Piana, assinalando que esse trabalho conjunto será responsável por um importante legado ao Paraná.

“Nós, todos juntos, vamos organizar esse Estado e deixar tudo planejado para os próximos 20, 30 anos, para que aqueles que nos substituírem possam saber como é que tem de fazer. Claro que vai poder ajustar de acordo com as necessidades momentâneas, mas o governante terá que seguir aquelas obras prioritárias porque foi o povo que pediu aquilo”, disse.

Campos Gerais

Em entrevista recente, o prefeito de Piraí do Sul e presidente regional do Programa Paraná Produtivo nos Campos Gerais, Henrique Carneiro (União), falou sobre o avanço da iniciativa. “Temos como prioridade fomentar a economia da nossa região. Após a elaboração do plano regional, daremos início às câmaras técnicas e comitês, onde serão apontadas determinadas ações nas áreas de infraestrutura, turismo e outras. Essas ações se tornarão fundamentais para que a região possa angariar recursos. O Paraná Produtivo terá a oportunidade de ser incluído no orçamento do Estado”, explicou.

Com informações da Agência Estadual de Notícias

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE