Secretários de Saúde da região são homenageados em sessão da Alep | aRede
PUBLICIDADE

Secretários de Saúde da região são homenageados em sessão da Alep

Gestores das regiões dos Campos Gerais e Centro-Sul são lembrados com o troféu “A Força da Vida”, criado especialmente para esta homenagem

Sessão solene foi realizada nesta segunda
Sessão solene foi realizada nesta segunda -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A sessão solene desta segunda-feira (29) no Plenário Deputado Waldemar Daros, em alusão ao Dia Estadual do Secretário de Saúde, foi proposta pelo primeiro secretário da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi (PSD), e pela vice-presidente da Comissão de Saúde Pública e líder do Bloco Parlamentar Temático da Saúde Pública, deputada Márcia Huçulak (PSD).

O evento atende a lei estadual nº 21.387/2023, também de autoria dos mesmos deputados instituiu o Dia do Secretário de Saúde a ser comemorado anualmente no dia 07 de abril, mesma data em que se comemora o Dia Mundial da Saúde e que passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná.

Para a deputada Márcia Huçulak, “instituir ao Dia do Secretário de Saúde é o reconhecimento de uma pessoa que coordena equipes, articula ações, planeja, provê insumos e logística para o bom funcionamento do sistema de saúde, então é uma figura essencial, poucas vezes lembrada, apenas quando se tem problemas. O deputado Alexandre Curi e eu quisemos homenagear porque durante a pandemia foi um momento muito difícil para quem tinha responsabilidade de conduzir as equipes para que o bom atendimento fosse feito à população”.

A proposta homenageia a função que é a principal responsável pela aplicação das políticas públicas de saúde. A qualidade de uma área fundamental para a população depende em grande medida da atuação do profissional que ocupa o cargo. O secretário é responsável, por exemplo, pelas campanhas e pelo cronograma de vacinação da população, pela atenção primária (que é o primeiro nível de atendimento das pessoas), pelos programas e projetos desenvolvidos na área, entre outras várias ações diárias.

O secretário municipal de Saúde do município de Mangueirinha e presidente do Conselho de Secretarias Municipais do Estado do Paraná (Cosems/PR), Ivo Leonarchik, afirmou que “esse reconhecimento vem acalentar os momentos mais difíceis que nós passamos desde a pandemia e o que é a vida do gestor municipal. É uma alegria, mas também um reconhecimento na figura dos gestores, é um trabalho árduo e diário e cabe a nós buscar as soluções para um bom atendimento dos usuários do sistema de saúde”.

Na solenidade, foram homenageados com diploma de Menção Honrosa e com o troféu “A Força da Vida”, criado especialmente para esta homenagem pelo artista plástico Rafael Sartori, dezenas de secretários de saúde, entre eles alguns da região:

- Secretária municipal de Saúde de Jaguariaíva, senhora Amália Cristina Alves

- Secretária municipal de Saúde de Castro e presidente do Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde (Cresem) da 3ª Região de Saúde do Paraná, senhora Maria Lidia Kravutschke

- Secretária municipal de Saúde de Mallet, senhora Lorena Aparecida Soares

- Secretário municipal de Saúde de Prudentópolis, senhor Marcelo Hohl Mazurechen

- Secretário municipal de Saúde de São Mateus do Sul, senhora Daiane Metka Ribeiro

- Secretária municipal de Saúde de Fernandes Pinheiro, senhora Emanuelle de Matos

As informações são de assessoria

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE