Ônibus de Piraí do Sul que voltava de ato golpista é apreendido
Ao todo, cinco veículos já foram identificados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF)
Publicado: 09/01/2023, 14:36
Nesta segunda-feira (9) subiu para cinco o número de ônibus apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Goiás que levaram participantes para atos terroristas em Brasília (DF). Apesar disso, apenas um veículo foi trazido para Goiânia.
Segundo a PRF, dentro do veículo trazido para a capital estavam 29 pessoas. Ele foi interceptado na BR-153, em Morrinhos, no sul de Goiás. Elas serão ouvidas na Superintendência da Polícia Federal e serão liberadas de acordo com o critério adotado pela corporação. Além disso, dois motoristas também foram detidos em um ônibus parado em Itumbiara, também no sul de Goiás.
Veículo seguia para os Campos Gerais
Um dos veículos estaria levando pessoas para Piraí do Sul, no Paraná. Ainda segundo a corporação, outro veículo iria para Lins (SP) e Campo Grande (MS). Alguns veículos foram abordados na ida e outros na volta do Distrito Federal. Além de Morrinhos e Itumbiara, também houve abordagem em Hidrolândia, Santo Antônio da Barra e Catalão.
Segundo a Polícia Federal, “todos os 29 passageiros e 2 motoristas foram conduzidos à Sede da Polícia Federal em Goiânia para a realização de oitivas dos conduzidos, busca pessoal no ônibus, bagagens/pessoa, apreensão de celulares, bem como do veículo utilizado.”
Próximos passos
Além disso, a nota traz que os “envolvidos serão qualificados e as condutas individualizadas, permitindo as repercussões criminais cabíveis. A PF e a PRF repudiam veementemente esses atos atentatórios ao Estado Democrático de Direito e reafirmam o seu comprometimento na apuração e combate aos crimes cometidos.”
Durante entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (09), o secretário de Segurança Pública de Goiás, Coronel Renato Brum, ressaltou que o PM estava de folga no dia dos atos. Ele destacou que o grupo de inteligência da pasta está monitorando grupos bolsonaristas. Também foi descartado bloqueios em estradas e em distribuidoras de combustíveis em Goiás.
Empresa se posiciona
A Viação Santana Iapó, dona do ônibus que transportava manifestantes para Piraí do Sul, disse que a empresa fretou o veículo na última semana para uma viagem turística. “A Iapó reafirma não ter posicionamento político partidário e desaprova toda e qualquer ação ilegal, sobretudo aquelas que envolvam qualquer tipo de violência ou discriminação”, disse em nota.