Castro decreta uso obrigatório de máscaras em espaços públicos | aRede
PUBLICIDADE

Castro decreta uso obrigatório de máscaras em espaços públicos

Medida que vale a partir desta quarta-feira (30) aplica-se aos espaços públicos e privados, abertos ou fechados, de uso público ou coletivo

Retorno do uso obrigatório deve-se ao aumento do número de casos da doença
Retorno do uso obrigatório deve-se ao aumento do número de casos da doença -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Prefeitura de Castro regulamentou por meio do decreto 1243/2022 o uso de máscara de proteção facial no enfrentamento da pandemia da Covid-19. A medida que vale a partir desta quarta-feira (30) aplica-se aos espaços públicos e privados, abertos ou fechados, de uso público ou coletivo.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Maria Lidia Kravutschke, o retorno do uso obrigatório deve-se ao aumento do número de casos da doença em todo o país. Em Castro, conforme o último boletim divulgado, o número de casos confirmados foi de 60 na última semana. 

“A medida é extremamente necessária, pois assim como outros municípios, estamos registrando alta no número de pacientes acometidos pela Covid. O uso da máscara é a forma de prevenção para os profissionais da saúde e toda a população. É importante também que as pessoas cumpram todas as etapas da vacinação e mantenham as medidas de higiene das mãos, lavando frequentemente, utilizando álcool em gel e evitando contato”, disse.

Uso obrigatório

O uso de máscaras passa a ser obrigatório em estabelecimentos de assistência à saúde, para pessoas com sintomas respiratórios gripais, imunocomprometidas, não vacinadas contra a Covid-19 ou com esquema vacinal incompleto, idosos, gestantes e puérperas, com ou sem comorbidades; funcionários e visitantes no acesso à Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI); espaços ou ambientes fechados, de acesso coletivo, onde o distanciamento físico entre pessoas não possa ser assegurado; pessoas com suspeita ou diagnóstico confirmado para Covid-19, sintomáticas ou assintomáticas, as quais devem cumprir com todas as demais medidas de controle da transmissão do vírus SARS-CoV-2 já preconizadas até o presente momento, assim como com os períodos indicados para quarentena e isolamento.

Uso não recomendado

Não é recomendado o uso de máscaras faciais para crianças menores de dois anos, pessoas com dificuldade de respirar, inconscientes, incapacitadas ou incapazes de removê-las sem assistência.

Pessoas com transtorno do espectro autista ou com quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado de máscara de proteção facial; intérpretes de libras, ou pessoas falando ou prestando assistência a alguém que depende de leitura labial, som claro ou expressões faciais para se comunicar.

Com informações da Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE