Prefeito Elias projeta melhorias estruturais em Porto Amazonas
Gestor detalhou uma série de projetos que já estão em andamento e falou sobre iniciativas para o setor habitacional
Publicado: 18/02/2022, 17:31

Gestor detalhou uma série de projetos que já estão em andamento e falou sobre iniciativas para o setor habitacional
A execução de melhorias estruturais na cidade de Porto Amazonas é um dos objetivos da atual gestão municipal. Em entrevista concedida ao Jornal da Manhã e Portal aRede nesta semana, o prefeito Elias Gomes da Costa (Podemos) detalhou uma série de projetos que já estão em andamento e falou sobre as parcerias que viabilizam a busca por novos recursos. A implementação de estratégias voltadas à industrialização também foi abordada pelo chefe do Executivo, uma vez que, neste 1º semestre, Porto Amazonas receberá a inauguração da fábrica da Premier Pet, voltada à produção de rações.
Até o final de 2022, a prefeitura pretende dar início a construção de uma nova estrada que ligará a Vila Reis à PR-427. O projeto avaliado em cerca de R$ 7 milhões será custeado por meio de um convênio firmado entre a administração local e a Caixa Econômica Federal, por meio do programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa). Segundo o prefeito, a iniciativa já está em processo de licitação. “Toda a nossa equipe tem trabalhado para que a obra ocorra o quanto antes. Além do desenvolvimento, os moradores dessa localidade terão acesso a uma vida mais digna”, explicou Elias, que também destacou a construção de novas moradias populares em Porto Amazonas.
Para sanar a demanda habitacional, o gestor reconheceu a necessidade de novos projetos junto ao Governo do Estado. “Temos procurado essa parceria desde o início da gestão. Está em trâmite um projeto que prevê a construção de 30 novas casas na Vila Reis, por exemplo”, revelou. Atualmente, Porto Amazonas também está inscrita no programa ‘Casa Verde e Amarela’, desenvolvido pelo Governo Federal. “Dentro de aproximadamente um ano, pretendemos contar com novas unidades habitacionais”, reforçou Elias.
Segundo ele, a busca por moradias de qualidade também está atrelada à nova fábrica da Premier Pet, que deve gerar cerca de 350 empregos diretos e indiretos em Porto Amazonas. “Queremos oferecer uma estrutura adequada para que os funcionários de fora possam se fixar na nossa cidade”, projetou.
Município se reúne com comitê regional
O prefeito Elias participou de um encontro organizado pelo Comitê Gestor Pró-Metrópole na última semana. O grupo tem como meta estimular o desenvolvimento produtivo nos municípios que fazem parte da região metropolitana de Curitiba (RMC). Entre os objetivos do comitê está a elaboração de ações estruturadas para atrair investimentos, apoiar setores já estabelecidos e, consequentemente, favorecer a geração de empregos. Um dos temas abordados durante o encontro foi o projeto ambiental que consiste na proteção hídrica do Rio Iguaçu, que também corta a cidade de Porto Amazonas.