AMCG aponta união entre setores para vencer a crise | aRede
PUBLICIDADE

AMCG aponta união entre setores para vencer a crise

Presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais cita que região já vem se recuperando na economia

Juca Sloboda, foi o terceiro debatedor do painel
Juca Sloboda, foi o terceiro debatedor do painel -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais cita que região já vem se recuperando na economia

O painel digital de debates, iniciativa do Portal aRede e Jornal da Manhã para marcar o lançamento do livro-anuário Caminhos dos Campos Gerais, deu prosseguimento nessa quarta-feira (9) a série de entrevistas com líderes da região e do Paraná sobre o tema recuperação econômica no pós-pandemia. O objetivo é elucidar as formas de conseguir superar a crise de forma rápida e eficaz nos mais variados setores. 

O presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e prefeito de Jaguariaíva, Juca Sloboda, foi o terceiro debatedor do painel. O gestor falou como as Prefeituras agiram durante a pandemia, citando os meios que a região tem para gerar emprego e renda, pontos importantes para a recuperação econômica, além da união dos setores, como o comércio e a indústria locais.

“O caminho sempre é a união dos esforços de todo mundo: gestores, empresários, da região como um todo, do Governo do Estado apoiando, o Governo Federal tem um papel fundamental nesse momento. Se incentivar os principais setores da nossa economia, como é o caso da construção civil, que está a todo vapor na nossa região, isso é um canal que vai puxar o desenvolvimento e o emprego”, aponta o presidente da AMCG.

Para elucidar que a retomada nos Campos Gerais já vem acontecendo, Sloboda cita que os postos de trabalho entre março e junho, pegando o recorte de Jaguariaíva, apresentaram constantes quedas. Segundo o gestor, os principais receios em relação a pandemia já estão passando, com crescimento do emprego entre julho e agosto. Ainda, fala como a AMCG tem papel fundamental para intermediar que os municípios procurem empresários para novos investimentos.

“Nós temos tomado ações pela AMCG como campanhas de comprar no próprio comércio da cidade (Compre Daqui) e orientações a todos os gestores nesse momento de retomada da economia. Isso tem sido fundamental. Tenho certeza que mais um, dois meses, se aproximando final do ano, geralmente quando o comércio vende mais, indústrias vendem, essa pandemia já está mais amena, as situações são favoráveis para retomar a economia, gerar emprego e renda na nossa região”, complementa Sloboda.

O presidente fala que a iniciativa ‘Compre Daqui’ é importante para retomar o comércio e serviços, amplamente afetados, mas também valorizando o agropecuária e a indústria, duas importantes áreas econômicas dos Campos Gerais. “Queria citar a agroindústria: temos as cooperativas que vêm fazendo planejamento para grandes investimentos na nossa região em virtude do bom momento do agronegócio e da indústria do nosso estado. Isso é fundamental para que possamos retomar a economia do estado e da região”, conclui o gestor. 

Presidentes da Fomento e Portos encerram debate

Nesta quinta-feira (10), o painel digital de debates conclui as rodadas de entrevistas com as lideranças locais e paranaenses. Logo pela manhã, às 9h30, o diretor-presidente da Fecomércio-PR e vice-governador do Estado do Paraná, Darci Piana, fala como os setores de comércio e turismo vêm repensando a retomada econômica para os Campos Gerais e todo o estado.

Às 14, o convidado do painel é o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, que fala sobre a movimentação recorde da região e do estado no primeiro semestre em 2020. Além de Sloboda, o painel entrevistou o diretor-presidente da Fomento-PR, Heraldo Alves das Neves, e o presidente da Fiep, Carlos Valter Martins Pedro.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE