Descarte incorreto de lixo preocupa autoridades em Tibagi | aRede
PUBLICIDADE

Descarte incorreto de lixo preocupa autoridades em Tibagi

Animais mortos costumam chegar repetidamente até o Centro de Triagem e Compostagem; entulhos também preocupam o governo

Centro de Triagem e Compostagem recebe materiais incorretos, como animais mortos e resíduos de construção civil
Centro de Triagem e Compostagem recebe materiais incorretos, como animais mortos e resíduos de construção civil -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Animais mortos costumam chegar repetidamente até o Centro de Triagem e Compostagem; entulhos também preocupam o governo

A separação incorreta de resíduos, a presença de animais mortos e o descarte de lixo hospitalar no lixo comum é preocupante em Tibagi. Casos de materiais que não deveriam chegar até o Centro de Triagem e Compostagem de Tibagi (CTCTI), na sede do programa Recicla Tibagi, aumentam a cada dia. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) tem feito recorrentes campanhas de conscientização sobre o descarte de resíduos e de entulhos e de como a separação correta traz benefícios para os catadores e para toda a comunidade.

O presidente da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Tibagi (Acamarti), Ademir Amancio Rodrigues, faz um apelo para que a população faça a separação corretamente. “Precisamos que a comunidade separe melhor. Nos ajude um pouco. Cada um aqui está buscando seu sustento, e com uma separação correta nós conseguimos aumentar os lucros e a renda de cada um dos associados”, diz.

Uma das maiores preocupações é a recorrente chegada de cadáveres e fezes de animais domésticos, contaminando boa parte dos resíduos, que são descartados como rejeito e diminuem a vida útil do aterro sanitário. Animais domésticos mortos não devem ser dispensados junto ao lixo orgânico. A Sema orienta que o cidadão comunique a secretaria para que recebe a orientações.

Materiais automobilísticos e pneus devem seguir a logística reversa e precisam ser entregues no ponto de venda, que fará a destinação final. Lixos hospitalares, como seringas e bolsas de sangue, funcionam da mesma forma e podem ser entregues nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e na Farmácia Municipal.

O município tem a coleta comum, para lixo de banheiro, restos de alimentos e rejeito e a coleta seletiva para os materiais recicláveis, com um cronograma que passa uma vez por semana na sede e a cada 15 dias nos distritos. A gerente reforça que é importante que a separação correta seja feita.

Outra grande preocupação do executivo é o entulho em excesso espalhado pelas ruas do município, contribuindo para a proliferação de animais peçonhentos e zoonoses. Quintais também devem ser mantidos limpos, evitando assim o desenvolvimento do mosquito da dengue.

Para tirar dúvidas e saber como descartar corretamente cada tipo de resíduo a população pode procurar a Sema, através do telefone (42) 3916-2151 ou pelo e-mail [email protected].

Informações assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE