47ª Expoleite deve receber 20 mil visitantes em Arapoti | aRede
PUBLICIDADE

47ª Expoleite deve receber 20 mil visitantes em Arapoti

<span style="color: rgb(0, 0, 0);">Principal feira de pecuária de leite da região deve receber mais de 20 mil visitantes até o dia 27 de julho</span>

Natalino Souza (telão) representou o governador do Paraná, Ratinho Júnior
Natalino Souza (telão) representou o governador do Paraná, Ratinho Júnior -

Principal feira de pecuária de leite da região deve receber mais de 20 mil visitantes até o dia 27 de julho

A 47ª edição da Expoleite, principal feira de pecuária leiteira da região, teve início na noite desta quarta-feira (24) em Arapoti. A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades políticas, produtores rurais, associados e representantes das cooperativas Frísia e Castrolanda.

O diretor-presidente do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural, Natalino Avance de Souza, que também estava representando o governador do Paraná, Ratinho Júnior, e o secretário de Agricultura, Norberto Ortigara, deu início à abertura da feira e destacou a importância da produção leiteira para o cenário estadual. “Sem dúvida o leite tem sido a atividade mais expressiva do agronegócio paranaense da última década. Estamos engajados com o fortalecimento e desenvolvimento da cadeia leiteira e reconhecemos a Expoleite como um evento técnico primordial para a área”, ressaltou.

Para a prefeita de Arapoti, Nerilda Penna, a CAPAL desempenha um papel essencial não apenas para o município de Arapoti, mas para todo o Brasil. “A cooperativa está entre as maiores do País e seus cooperados são responsáveis por produzir alimentos que chegam às mesas das famílias brasileiras”, salientou. 

O presidente-executivo da CAPAL, Adilson Fuga, ressaltou a qualidade genética do gado leiteiro da região. “Todos os anos contamos com mais animais expostos e com qualidade genética superior a do ano anterior. Trazemos para a Expoleite o que há de melhor na genética bovina do leite, o resultado de um trabalho constante entre a cooperativa e os cooperados”, destacou.

O presidente do Conselho de Administração da cooperativa, Erik Bosch, destacou a tradição da feira para a história do município. Ele lembrou que exposições de gado acontecem desde os anos 1960 em Arapoti, mas o formato que a Expoleite possui hoje foi desenvolvido apenas nos anos 2000. “Já cogitamos, em diversas ocasiões, a possibilidade de acabar com a feira, mas percebemos que faltaria algo na essência de Arapoti, e é por isso que decidimos que ainda teremos a Expoleite por muito tempo, com uma edição melhor a cada ano”, afirmou.

Estiveram presentes também o presidente da Frísia Cooperativa Agroindustrial, Renato Greidanus, o presidente da Castrolanda Cooperativa Agroindustrial, Frans Borg, o presidente da Câmara de Arapoti, Marineo Ferreira, e o promotor de justiça, Esdras Soares Vilas Boas Ribeiro.

ProgramaçãoA feira, que deve receber 20 mil visitantes, conta com cerca de 60 expositores que apresentam os avanços tecnológicos no setor, além de promover palestras dedicadas à difusão de conhecimento sobre pecuária leiteira e suinícola. Outra atração da Expoleite são os tradicionais Julgamentos da Raça Holandesa. Nesta edição da feira foram inscritos 280 animais, das variedades Holandês Preto e Branco e Vermelho e Branco. O juiz de pista será o gerente de Desenvolvimento Genético da Semex, Mike West. O canadense, que é formado em Ciências Leiteiras pela Universidade de Guelph, já julgou exposições em diversos países, como Japão, México e Austrália.

Serviço

47ª Expoleite

Quando: 25 a 27 de julho

Onde: Parque de Exposições CAPAL

Rua Luís Binoto, 164, Arapoti (PR)

www.capal.coop.br/expoleite

Sobre a CAPAL

Cooperativa AgroindustrialFundada em 1960, a CAPAL conta atualmente com mais de 3 mil associados, distribuídos em 14 unidades de negócios, nos estados do Paraná e São Paulo. A cadeia agrícola responde por cerca de 70% das operações da cooperativa, produzindo mais de 640 mil toneladas de grãos por ano, com destaque para soja, milho e trigo. A área agrícola assistida ultrapassa os 140 mil ha. O volume de leite negociado pela CAPAL mensalmente é de 9 milhões de litros, proveniente de 360 produtores com uma média de produção de 2,5 mil litros/dia.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE