Piraí do Sul pode levar eleição da Câmara à Justiça | aRede
PUBLICIDADE

Piraí do Sul pode levar eleição da Câmara à Justiça

Vereador Samir Jayme foi escolhido para a presidência com apoio de quatro dos nove vereadores. Chapa considerada irregular garante que irá recorrer da decisão.

Nova gestão da Câmara é válida até o final de 2020.
Nova gestão da Câmara é válida até o final de 2020. -

Rodrigo de Souza

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Vereador Samir Jayme foi escolhido para a presidência com apoio de quatro dos nove vereadores. Chapa considerada irregular garante que irá recorrer da decisão.

Uma confusão marcou a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Piraí do Sul, realizada na segunda-feira (10). Apesar de o vereador Samir Jayme (DEM) ser escolhido para assumir o Legislativo pelos próximos dois anos, a chapa adversária alegou irregularidades durante o pleito.

O regimento interno da Câmara, no Art.13, afirma que as chapas interessadas em concorrer à eleição da Mesa devem se inscrever até 15 dias úteis antes da eleição. Dentro do prazo, apenas uma chapa concorreria ao pleito. Ela tinha a vereadora Maria Olímpia (PTB) como presidente, acompanhada de Paraílio de Oliveira King (MDB), Dalney Bueno (PSD) e Luciano Solek (PSB) como candidatos a vice, primeiro e segundo secretários, respectivamente.

No entanto, Maria Olimpia desistiu de participar do pleito momentos antes da eleição. A decisão invalidou a chapa, já que o regimento interno não permite a substituição do candidato à presidência dentro do grupo inscrito. Sem nenhuma chapa, o atual presidente da Câmara, Márcio do Gás (PMB), seguiu a legislação da Casa e permitiu a inscrição novos grupos.

Com isso, o vereador Samir Jayme (DEM) encabeçou uma chapa e se inscreveu no pleito. Paralelamente, o grupo inscrito com mais de 15 dias de antecedência substituiu o nome de Maria Olímpia e tentou concorrer às eleições, mas foi barrado pelo atual presidente.

A eleição terminou com quatro votos a favor da chapa de Samir Jayme e cinco votos contrários. Com base no Art. 17 do regimento interno, o grupo foi nomeado como vencedor. A Legislação entende que, se nenhum candidato obtiver maioria absoluta de votos, o candidato mais votado é eleito. O grupo adversário, de Paraílio King, não concordou com a votação e garantiu que deve recorrer da decisão na Justiça.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE