Governo lança projeto para disseminar a raça Purunã | aRede
PUBLICIDADE

Governo lança projeto para disseminar a raça Purunã

Única raça de bovino de corte desenvolvida por um instituto de pesquisa do Paraná deve ganhar mais espaço no mercado de carnes. Projeto prevê a capacitação de técnicos e a seleção de produtores para criação de animais com a assessoria do IDR-Paraná.

Expectativa deste projeto é contribuir ainda mais com a agricultura paranaense
Expectativa deste projeto é contribuir ainda mais com a agricultura paranaense -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Única raça de bovino de corte desenvolvida por um instituto de pesquisa do Paraná deve ganhar mais espaço no mercado de carnes. Projeto prevê a capacitação de técnicos e a seleção de produtores para criação de animais com a assessoria do IDR-Paraná

Animal de grande porte, carne macia, abate precoce e fácil adaptação. Essas são algumas das características da raça do bovino de corte Purunã, que nasceu no Paraná e comemora cinco anos do seu reconhecimento oficial pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Para celebrar a marca, o Governo do Estado, por meio IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná) lançou o projeto Unidades Referência Purunã, que vai ajudar a disseminar a raça pelo Estado.

O projeto prevê a capacitação de técnicos e a seleção de produtores para criação de animais com a assessoria do IDR-Paraná. Nesta quinta e sexta foi realizada a primeira etapa. Técnicos das regiões dos Campos Gerais e do Vale da Ribeira participaram de um treinamento para conhecer melhor as características da raça. Na segunda etapa, estes mesmos técnicos serão capacitados para dar assistência a alguns produtores, que serão escolhidos pelo IDR-Paraná, para receber touros da raça pura para reprodução.

Para o presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, a expectativa deste projeto é contribuir ainda mais com a agricultura paranaense. “O Purunã é desenvolvido aqui no Estado, mas vai para o Brasil todo por ser um animal de fácil manejo e que se adapta à diferentes climas”, disse.

“Temos a missão de continuar com a disseminação dessa raça e de atender àqueles produtores que precisam da ajuda do Estado. E, com o lançamento deste projeto, teremos as condições necessárias”, afirmou.

Os animais foram desenvolvidos na fazenda-modelo do IDR-Paraná que fica em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais. No local, hoje, existem cerca de 1.600 cabeças de gado.

Tecnicamente, Purunã é um bovino composto. Isso significa que resulta de cruzamentos entre outras raças, como Charolês, Aberdeen Angus, Caracu e Canchim. Ao associar o melhor dessas quatro raças os especialistas apontam que animais Purunã são capazes de manter o alto desempenho em diversas condições de relevo e de temperatura ambiente. Com isso, interessam aos mais variados perfis de criadores, do mais simples ao mais especializado, para uso em confinamento ou manejados em pastagem.

Retorno

Para o produtor Olair Antonio Gonçalves de Lara, que trabalha exclusivamente com a raça Purunã desde 2007 e já possui mais de 60 cabeças de gado em sua propriedade, que fica em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, a raça vale o investimento e traz um ótimo retorno.

Também são pontos de destaque do Purunã a distribuição equilibrada de gordura e o elevado rendimento da carcaça, assim como a alta qualidade da carne, que tem excelente marmoreio, de acordo com os técnicos. Denomina-se marmoreio a gordura entremeada nos cortes, que dá maciez, suculência e sabor amanteigado à carne.

Para o pesquisador José Luís Molleta, que participou do desenvolvimento do Purunã, são muitos os pontos que fazem com que esta raça seja exclusiva e agregue características de interesse do produtor e do consumidor. “É a única raça de bovino para corte criada no Brasil por um centro estadual de pesquisa e suas características fazem com que o Purunã ganhe cada vez mais adeptos”, comentou.

Associação

Para que a oficialização da raça fosse efetivada foi necessária a criação da Associação Brasileira do Purunã, que auxilia tanto na disseminação da raça quanto na organização dos produtores. O secretário da associação, Erlon Pilati, diz que os mais de 40 produtores estão satisfeitos com o retorno obtido.

“O Purunã é um patrimônio do Paraná e a pesquisa do Estado foi muito feliz e satisfatória na ideia, trouxe progresso para os produtores do País, inclusive para os pequenos e médios”, afirmou.

De acordo com Luís Fernando Brondani, coordenador do programa de bovinocultura de corte do IDR-Paraná e responsável pelo projeto de fomento da raça, o Purunã já está em quase todos os estados. “Após a capacitação destes técnicos vamos escolher, a dedo, as propriedades para receberem reprodutores para produzir bezerros mestiços que tenham alto valor agregado na hora da venda e, desta forma, ampliar a oferta da carne nos mercados”, comentou.

Investimento em Pesquisa

A ideia de desenvolver uma nova raça surgiu ainda no início da década de 1980, em Ponta Grossa, a partir de bons resultados obtidos em uma investigação que os pesquisadores do IDR-Paraná conduziam sobre a eficiência na produção de carne em cruzamentos alternados envolvendo Charolês-Caracu e Aberdeen Angus-Canchim. 

Foram quase quatro décadas de cruzamentos e seleções sucessivas e controladas até que foi possível agregar os melhores atributos de cada uma delas. Todo o trabalho de desenvolvimento da raça foi conduzido na Estação Experimental Fazenda-Modelo, próxima à Serra do Purunã, que a homenageia com o nome.

As informações são da assessoria de imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE