Milho eleva a estimativa de produção agrícola no PR | aRede
PUBLICIDADE

Milho eleva a estimativa de produção agrícola no PR

A produção total&nbsp; poderá chegar a 37,6 milhões de toneladas, volume 6% maior sobre&nbsp;<span style="font-family: inherit;">a safra 2017/2018&nbsp;</span>

Na comparação com a safra passada, o acréscimo  na produção será de 467 mil toneladas
Na comparação com a safra passada, o acréscimo na produção será de 467 mil toneladas -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A produção total  poderá chegar a 37,6 milhões de toneladas, volume 6% maior sobre a safra 2017/2018 

A produção de grãos da safra paranaense 2018/2019 deverá chegar a 37,6 milhões de toneladas, segundo relatório mensal divulgado nesta terça-feira (18) pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento. Esse volume é 6% maior na comparação com a safra 2017/2018 e representa um acréscimo de 467 mil toneladas à estimativa do mês de maio, impulsionado pela produção de milho, que tem apresentado um ciclo satisfatório no Estado. 

O avanço da colheita, especialmente do milho safrinha, que já ultrapassa 20% da área de 2,24 milhões de hectares, mostra um ganho de produtividade. “A produção de milho de segunda safra pode chegar a 13,5 milhões de toneladas, cerca de 400 mil a mais do previsto na estimativa anterior”, diz o chefe do Deral, Salatiel Turra. Outro indicador é a produção do feijão de segunda safra, que deve ser 30% maior do que no ano passado e está com a colheita quase encerrada, em 96%. Assim, os preços voltaram aos padrões normais para o consumidor.

Na região de Ponta Grossa, que abrange 19 municípios, a produção de milho de segunda safra também cresceu. Agora, a previsão é de que sejam colhidos 5.860 quilos por hectare, em uma área total plantada de 26,5 mil hectares. Isso deverá resultar em uma colheita de 155,29 mil quilos nesta segunda safra. O valor é 48% maior do que o registrado na safra anterior, de 105,2 mil hectares. A alta ocorreu devido a um incremento de 22% na área (21,7 mil hectares para 26,5 mil hectares) e o incremento previsto para a produtividade média, que foi de 4,84 mil quilos por hectare em 2018.

No feijão os Campos Gerais seguem como destaque estadual. A produção será, nesta segunda safra, a maior do Estado, de 94,3 mil toneladas na região. Esse valor, 37% maior ao obtido no ano passado no mesmo período, foi atingido devido a um rendimento médio de 1.775 quilos por hectare, em 53,2 mil hectares plantados. No ano passado, na segunda safra na região, o rendimento de 1,64 mil quilos por hectare foi obtido em 41,9 mil hectares, resultando em uma produção de 69,1 mil toneladas.

Produção de soja tem queda de 15%

Na reavaliação das estimativas, com a colheita da soja encerrada, confirmou-se uma redução de 15% na produção em relação ao ano passado, decorrente do clima adverso. O relatório do Deral registra perda de mais de 3,2 milhões de toneladas entre a estimativa inicial e a final. Na avaliação do secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, apesar de alguns prejuízos, o Estado terá uma safra significativa. “Na estimativa total de produção de grãos, são mais de 2,2 milhões de toneladas na comparação com o ano passado, o que mantém o Paraná como vice-líder na produção nacional”, disse.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE