Rotina de skincare a partir dos 30: renovação e prevenção fazem parte dos cuidados | aRede
PUBLICIDADE

Rotina de skincare a partir dos 30: renovação e prevenção fazem parte dos cuidados

Ativos anti-idade são essenciais para evitar o envelhecimento da pele

A vitamina C é um ótimo antioxidante, sendo um dos ativos mais recomendados para a prevenção e tratamento do envelhecimento precoce
A vitamina C é um ótimo antioxidante, sendo um dos ativos mais recomendados para a prevenção e tratamento do envelhecimento precoce -

Publicado por Mariele Zanin

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Com a chegada dos 30 anos, algumas transformações são mais perceptíveis: a partir dessa idade, o corpo diminui a produção de colágeno e elastina, a hidratação natural também é reduzida e os primeiros sinais podem aparecer, como algumas manchas, linhas finas ou flacidez. Isso se agrava ainda mais a partir dos 40 anos, em que a pele pode ficar mais fina e sensível, e as rugas mais profundas e evidentes.

Conforme o médico dermatologista Raul Cartagena Rossi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e consultor da TheraSkin®, a partir dos 30 anos “a pele entra num processo degenerativo da produção de colágeno, assim perdendo a firmeza e elasticidade e, por conta disso, os cuidados básicos de limpeza, hidratação e proteção não são suficientes, sendo necessária a entrada de ativos antienvelhecimento”.

O especialista ainda conta dos efeitos na pele na década seguinte: “a partir dos 40 anos, além de uma redução do colágeno mais significativa, com rugas mais profundas, os coxins – as estruturas de gordura que sustentam o rosto – perdem seu volume, dando aspecto de rosto ‘caído’. Nessa fase também se observa maior incidência de manchas, muito provavelmente associadas a exposição solar crônica”.

Mas então, como evitar ou diminuir as mudanças na pele causadas pelo tempo? O Dr. Raul indica a seguir uma rotina de cuidados que pode ajudar a prevenir esses sinais.

Limpeza

A limpeza diária é essencial para retirar as impurezas que se acumulam sobre a pele e que podem obstruir os poros. Usar um sabonete ou gel de limpeza adequado para o tipo de pele, de manhã e à noite é o suficiente para manter a pele longe dos radicais livres, que provocam o envelhecimento.

Hidratação

A partir dos 30 anos, a hidratação se torna mais importante, pois há uma redução da atividade das glândulas sebáceas, dificultando a absorção de água do tecido, podendo provocar ressecamentos. São indicados cremes ou loções potentes para manter a pele hidratada e viçosa.

Antioxidantes

Os radicais livres são moléculas instáveis que se formam naturalmente no organismo, que ao longo do tempo se acumulam, causando um estresse oxidativo, trazendo danos às células da pele, colaborando para a perda do colágeno, causando envelhecimento precoce. Para combater a ação dos radicais livres, a vitamina C é um ótimo antioxidante, estimulando a produção de colágeno, uniformizando a textura da pele, sendo um dos ativos mais recomendados para a prevenção e tratamento do envelhecimento precoce.

Proteção solar

O protetor solar deve ser usado todos os dias e, a partir dos 30 anos, ele tem a função de prevenir os danos causados pelos raios UVA e UVB, que degradam o colágeno e colaboram com a oxidação celular. O uso diário do protetor solar também previne o surgimento de manchas e o fotoenvelhecimento, mantendo a pele com tom e textura uniforme.

O Dr. Raul relembra a importância de se consultar com um dermatologista: “além de receber orientações personalizadas de cuidados e tratamentos, ir a um dermatologista é fundamental para avaliar mudanças na pele e prevenir sinais de envelhecimento”.

Com informações das Assessorias.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right