Projeto ‘Sementinhas do Esporte’ forma cidadãos através do futsal em PG
Iniciativa do Instituto Mais Ação atende 150 crianças no Santa Paula, unindo inclusão social, disciplina e oportunidades no esporte
Publicado: 26/09/2025, 20:05

O bairro Santa Paula, em Ponta Grossa, é palco de uma iniciativa que vem transformando a vida de muitas crianças e adolescentes. O projeto ‘Sementinhas do Esporte’, desenvolvido pelo Instituto Mais Ação em parceria com a Prefeitura de Ponta Grossa, a Secretaria de Esportes e a mantenedora Crown, oferece treinos gratuitos de futsal para cerca de 150 jovens entre 9 e 14 anos.
O responsável pelas atividades é o técnico e treinador Arnaldo Tozetto Junior, que atua há quase 30 anos no esporte. Para ele, o projeto vai muito além de revelar talentos. “Aqui o objetivo é desenvolver pessoas. A criança aprende disciplina, respeito, convivência e encontra novas oportunidades de vida. Diferente de uma equipe de competição, temos tempo para preparar cada aluno, inclusive os que nunca tiveram chance em outros espaços”, explica.
Os treinos acontecem duas vezes por semana no Ginásio do Santa Paula. E para além do esporte, o projeto busca criar vínculos sociais e abrir portas para o futuro. Um exemplo disso é Keirryson Pierry, de 12 anos, que viu sua vida mudar após entrar no grupo. O pai, Vilmar de Mello Ferreira, fala da diferença de comportamento. “Meu filho era muito tímido, não conversava com ninguém. Após um ano no projeto, ele se soltou, ficou sociável e até conquistou uma bolsa de estudos no Colégio Dinâmico. O esporte abriu horizontes para ele”, relata.
Entre os participantes também estão meninas que, aos poucos, conquistam seu espaço. Manuely Teixeira Gonçalves, de 12 anos, garante que não se intimida em meio aos meninos. “Já jogo aqui há dois anos. Gosto muito e me sinto bem, porque aprendi a jogar e faço gols. Os meninos me respeitam”, afirma.
Outro aluno que sonha em seguir carreira no futsal é Enzo Borga, também de 12 anos. “O projeto é muito bom porque a gente aprende não só sobre futsal, mas sobre amizade e disciplina. O professor Arnaldo é um ótimo técnico e já fiz muitos amigos aqui”, conta.
Para Arnaldo, o maior legado do Sementinhas do Esporte é formar cidadãos. “Independentemente da modalidade, o importante é criar esse vínculo esportivo, primeiro pela questão de saúde, segundo por uma questão comportamental, pois essa vivência sobre regras e comportamento, realmente, de ter uma disciplina, isso pode mudar bastante a situação da vida adulta. Então, é uma oportunidade muito boa que o esporte oferece”, conclui. Para saber mais acesse: @institutomaisacao.