Saiba a frequência que se deve tomar remédio para verme
Infectologista analisa as indicações e a existência de uma frequência ideal para se medicar com remédio para verme a fim de evitar infecções
Publicado: 31/07/2024, 17:38
Ainda que a automedicação não seja indicada, muitos se perguntam qual a frequência ideal para tomar remédio para vermes com o objetivo de prevenir essas infecções. No entanto, parece não haver uma regra exata universal para essa medicação.
Em primeiro lugar, o infectologista e coordenador do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Filipe Piastrelli, destaca que não é verdade que todos precisamos tomar vermífugo periodicamente. “Esta é uma questão que deve ser, como quase tudo nos cuidados de saúde, individualizada”, afirma.
Segundo o especialista, essa prática era comum antigamente, época em que tínhamos piores condições sanitárias e, portanto, a prevalência de verminoses era muito alta.
No entanto, em grandes cidades, em áreas com saneamento básico adequado e a depender das práticas de alimentação e cuidados gerais da pessoa, o uso de medicamentos antiparasitários não é indicado de forma regular. Isso porque ele não traz benefícios e pode se associar a eventos adversos, adverte o médico.
Em áreas endêmicas, ou seja, com grande transmissão de vermes e outros parasitas, é possível considerar esta prática. “Mas sempre com avaliação e acompanhamento médico”, destaca Filipe.
Leia a matéria completa no portal Metrópoles