Alunos de Ipiranga desenvolvem amplo trabalho com conteúdo do Vamos Ler e Frísia
Tendo como tema a agricultura e pecuária, o quarto ano da Escola de Avencal realizou inúmeros estudos e análises sobre as relações existentes entre a produção no campo, cooperativismo e as imigrações no Paraná
Publicado: 03/12/2025, 14:00

Os alunos do quarto ano A da Escola Rural Municipal de Avencal, orientados pela professora Viviane Mocelim Jukoski Oliveira, se engajaram em uma atividade com o apoio da videoaula “Vamos Ler e Frísia apresentam a HQ Isa e os Exploradores do Agro”.
Segundo a docente, em sala de aula, os estudantes assistiram a videoaula do projeto, fizeram a leitura coletiva da história em quadrinhos em sua versão impressa e participaram de um amplo diálogo sobre o tema abordado. “Como a turma já havia visitado o Parque Histórico de Carambeí neste ano, estudado sobre os imigrantes do Paraná, a interligação entre campo e cidade e desenvolvido o Projeto Cooperjovem, o conteúdo despertou reflexões, debates e análises críticas bastante significativas”, contou Viviane.
GALERIA DE FOTOS
Na sequência, ao serem apresentadas as propostas de atividades, a turma colocou a criatividade em ação. De forma autônoma, os alunos puderam escolher entre produzir um vídeo ou uma fotografia com legenda, retratando produtos que possuíam em casa e que tivessem origem na pecuária ou na agricultura. “A atividade teve como objetivo ampliar o conhecimento em parceria com as famílias e compartilhar informações com a comunidade escolar por meio da plataforma online”, explicou a professora.
Viviane destacou que com a produção, os alunos reforçaram a compreensão de que o agronegócio está presente no cotidiano, em tudo o que comemos, vestimos e utilizamos. “Entender que a matéria-prima vem do campo e refletir sobre a origem dos produtos do dia a dia contribuiu para valorizar a interdependência entre campo e cidade, assim como a história dos imigrantes. Os estudantes perceberam que a produção atual está diretamente ligada às etnias que se estabeleceram no Paraná, trazendo consigo costumes, culturas e práticas agrícolas que impulsionaram o desenvolvimento do estado, como exemplifica a trajetória dos imigrantes holandeses e a história da cooperativa agroindustrial Frísia”, complementou a docente.



























