Turma de Rebouças realiza dinâmicas de valorização e amor-próprio
Videoaula do Vamos Ler e Unimed Ponta Grossa foi ponto de partida para quinto ano da Escola Joanita Ayub Pereira refletir sobre temas importante, além da criação de diário, mural e balões motivacionais
Publicado: 29/09/2025, 10:38

O quinto ano da Escola Municipal Joanita Ayub Pereira, em Rebouças, da professora Samara Tais Lakonski, desenvolveu um trabalho com objetivo de despertar o amor-próprio e fortalecer a autoestima. A docente explica que o objetivo foi entender que esses valores são essenciais para aumentar o interessa pelas aulas e a confiança em si, com auxílio da videoaula do Vamos Ler – Geração Digital e Unimed Ponta Grossa.
“As atividades começaram com uma dinâmica em que cada estudante descreveu suas qualidades e ouviu o que os colegas destacavam. Esse momento mostrou que cada pessoa tem seu valor e que reconhecê-lo é fundamental. Na sequência, houve uma roda de conversa sobre a importância do autoconhecimento, seguida da videoaula do projeto Vamos Ler – Geração Digital, em parceria com a Unimed Ponta Grossa. A exibição trouxe reflexões significativas, aprofundadas em discussões coletivas”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Segundo Samara, na sequência, os alunos produziram o ‘Diário do Amor-próprio’, registrando por cinco dias situações que os fizeram se sentir bem e com conquistas pessoais. O exercício despertou sentimentos de emoção e bem-estar, além de incentivar um olhar mais carinhoso sobre si dos próprios educandos. Para complementar, houve a criação do ‘Mural do Amor-próprio’, como espaço permanente de incentivo, onde frases e anotações lembram quanto cada aluno é especial.
“Outro momento marcante foi a encenação de pequenas cenas teatrais, que mostraram situações ligadas ao amor-próprio. As apresentações, realizadas em grupo, despertaram criatividade e reflexões sobre respeito e valorização pessoal. Para encerrar, a sala foi decorada com os ‘Balões da Autoestima’, cada um com mensagens motivacionais. Ao estourarem os balões, os alunos leram as frases em voz alta, criando um ambiente de incentivo e alegria”, pontua a professora.
Para fechar, a docente cita que o projeto foi marcado por entusiasmo e participação ativa. “De forma criativa, os alunos aprenderam a valorizar quem são e a cultivar a autoestima desde cedo, tornando-se mais motivados, confiantes e preparados para enfrentar desafios dentro e fora da escola”, conclui a educadora.
Acesse o blog escolar da Escola Joanita Ayub Pereira clicando aqui.