Palestra e videoaula contribuem no estudo sobre ‘amor-próprio’ em Imbituva
Videoaula do Vamos Ler e Unimed Ponta Grossa acerca do tema, além de conversa e entrevista com psicólogo, somado a outros materiais correlatos, movimentaram quarto ano B da Escola Professor Jacob Brenner de Barros
Publicado: 19/09/2025, 10:00
O quarto ano B da Escola Municipal Professor Jacob Brenner de Barros, em Imbituva, da professora Vanderleia Roseira, desenvolveu uma atividade sobre o amor-próprio com auxílio da videoaula do Vamos Ler – Geração Digital. A docente aponta que o trabalho contou com apoio da diretora Eliane de Souza Neiverth, por ser um tema fundamental para o cuidado com a mente e o coração.
“A turma iniciou os trabalhos com a leitura do livro ‘Meu Pequeno Coração Partido’ obra que ensina, de forma sensível, a importância de reconhecer os sentimentos, valorizar-se e entender que cuidar de si mesmo é também uma forma de amor. Para aprofundar o aprendizado, os alunos tiveram uma palestra seguida de entrevista com o psicólogo Mateus Camargo, que respondeu às perguntas das crianças sobre autocuidado e amor-próprio”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Vanderleia cita que o entrevistado destacou que se cuidar significa respeitar nossos sentimentos, descansar, alimentar-se bem, brincar, sonhar e acreditar em si. Ainda, além da videoaula do Vamos Ler e Unimed Ponta Grossa, os alunos também puderam contar com um segundo vídeo para reflexão, um curta-metragem denominado ‘O menino que engoliu o choro’.
“Durante as atividades, os estudantes produziram releitura da do Livro Meu Pequeno Coração Partido, trocaram experiências, realizaram entrevistas e compartilharam momentos de reflexão sobre como o amor-próprio é essencial para viver bem com os outros e consigo mesmo. Finalizando, os trabalhos foram expostos no mural da escola, para que toda a comunidade escolar pudesse aprender com a mensagem deixada pelos alunos: ‘Quem aprende a se amar, aprende também a cuidar do próximo e a ser mais feliz’”, conclui a professora.
Acesse o blog escolar da Escola Professor Jacob Brenner de Barros clicando aqui.