Vamos Ler e Frísia contribuem com tema 'cooperativismo' em Castro
Videoaula da parceria trouxe definições ao quarto ano A da Escola de Jardim Bela Vista que, a partir da teoria, realizou série de práticas para entender impactos cooperativos no seu dia a dia; entrevista com familiares também foi destaque
Publicado: 12/09/2025, 08:00

O quarto ano A da Escola Municipal de Jardim Bela Vista, em Castro, da professora Luciana Aparecida Marques Santos, desenvolveu uma atividade com a videoaula do Vamos Ler – Geração Digital e Frísia sobre o cooperativismo. A docente elenca que a proposta foi apresentar aos alunos os princípios e a importância desse modelo de organização social e econômica de forma prática e envolvente.
“Através do vídeo eles compreenderam que a cooperação é a base para o crescimento coletivo, sendo assim as atividades foram planejadas para que os alunos não apenas absorvessem a teoria, mas também vivenciassem a colaboração, na prática. O projeto foi estruturado em etapas, que se complementaram para construir uma experiência de aprendizado completa”, aponta a educadora.
Luciana explica que a primeira fase consistiu em uma pesquisa aprofundada sobre o tema, na qual os alunos, organizados em duplas, buscaram informações na aula de informática sobre o que é o cooperativismo e quais as cooperativas atuantes no Paraná, além do impacto social e econômico que geral. A etapa, segundo a professora, foi fundamental para que todos construíssem uma base sólida de conhecimento.
“Com o conhecimento adquirido na pesquisa, os alunos transformaram os conceitos teóricos em representações visuais e atividades práticas, com a confecção de cartazes, que permitiu a cada grupo destacar um ou mais princípios do cooperativismo de forma criativa. Entre os cartazes, foi confeccionado um especial para homenagear a Cooperativa Frísia, que é a pioneira no Paraná, e que neste ano está completando 100 anos”, elenca a docente.
GALERIA DE FOTOS
Outro ponto foi a etapa mais lúdica, conforme relata a educadora: houve atividades interativas com jogos de cooperação realizadas com a parceria do professor de Educação Física, Felipe, sem o objetivo de competir, mas tendo como foco principal a colaboração, exigindo que os grupos trabalhassem juntos. Assim, complementa Luciana, a turma demonstrou grande engajamento e entusiasmo e, mais uma vez com a participação da família, exploraram um pouco mais sobre o tema, entrevistando um familiar ou alguém que trabalha ou já trabalhou em uma cooperativa.
“Eles não apenas aprenderam as definições, mas também internalizaram a importância de valores como confiança, colaboração e responsabilidade mútua. O projeto se mostrou um sucesso por promover uma compreensão integral do cooperativismo. O trabalho em conjunto, a capacidade de ouvir e a busca por soluções compartilhadas emergiram como os maiores aprendizados, preparando os alunos para serem agentes de mudança em suas próprias comunidades”, conclui a professora.
Acesse o blog escolar da Escola de Jardim Bela Vista clicando aqui.