Vamos Ler auxilia em estudo de Jaguariaíva sobre descobrimento do Brasil
Videoaula do projeto foi base para quinto ano B da Escola Antonio Fanchin realizar série de debates, reflexões e produções sobre icônico momento da história nacional
Publicado: 07/08/2025, 08:05

O quinto ano B da Escola Municipal Antonio Fanchin, em Jaguariaíva, da professora Larissa Rosa Lopes, desenvolveu um trabalho sobre o descobrimento do Brasil. A docente elenca que utilizou a videoaula do Vamos Ler – Geração Digital sobre o tema, apresentado de forma simples e ilustradas os principais acontecimentos de 1500.
“A turma assistiu com bastante atenção e, logo em seguida, fizemos uma roda de conversa para trocar ideias sobre o que foi visto. Durante esse momento, os alunos demonstraram muita curiosidade. Surgiram perguntas sobre como os indígenas viviam antes da chegada dos portugueses e, também, sobre o que mudou com esse encontro. Muitos ficaram reflexivos ao perceber que o Brasil já era habitado antes de ser ‘descoberto’. Isso gerou um debate interessante sobre os diferentes pontos de vista da história”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Larissa explica que, em grupo, os alunos produziram maquetes e cartazes representando cenas importantes: o desembarque das caravelas, o modo de vida nas aldeias indígenas, os primeiros contatos e a relação com a natureza. Cada grupo escolheu o que mais chamou sua atenção e deu forma ao que aprendeu, utilizando materiais simples.
“A atividade foi uma forma criativa e significativa de aprender. Além de reforçar o conteúdo, despertou senso crítico, colaboração e respeito por outras culturas e histórias”, conclui a professora.
Acesse o blog escolar da Escola Antonio Fanchin clicando aqui.