Turma de Piraí do Sul atua como combatente da dengue
Trabalhos teóricos e práticos no quinto ano A da Escola Professora Odette Scaramella de Luca serviram para elucidar questões da doença e eliminação de criadouros do mosquito com o protagonismo infantil
Publicado: 22/05/2025, 10:40

O quinto ano A da Escola Municipal Professora Odette Scaramella de Luca, em Piraí do Sul, desenvolveram um importante projeto pedagógico voltado à conscientização e combate à dengue sob coordenação da professora Mariana Gobbo. A docente explica que a atividade teve como objetivo ampliar o conhecimento dos estudantes sobre a doença, suas formas de transmissão e, principalmente, as medidas de prevenção que podem ser adotadas, tanto na escola, quanto em casa.
“As ações iniciaram-se com rodas de conversa, nas quais os alunos puderam compartilhar seus conhecimentos prévios e ouvir informações atualizadas e contextualizadas trazidas pela professora. Esse momento foi essencial para despertar o interesse e engajamento da turma no tema. Em seguida, os estudantes participaram da produção de cartazes educativos, utilizando recursos visuais e mensagens de impacto com o intuito de informar e conscientizar a comunidade escolar. Esses cartazes foram fixados em locais de circulação comum na escola, possibilitando o acesso e leitura por outros alunos, professores e funcionários”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Mariana cita que, para complementar o aprendizado, a turma assistiu a vídeos educativos que abordavam desde a biologia do mosquito Aedes aegypti, até as formas de prevenção da proliferação do vetor. Os vídeos, segundo a professora, proporcionaram uma compreensão mais visual e dinâmica, reforçando as informações trabalhadas em sala de aula. A culminância do projeto ocorreu por meio da realização de ações práticas nos ambientes familiares, onde os estudantes foram incentivados a aplicarem os conhecimentos adquiridos.
“Eles observaram e relataram situações de risco, como acúmulo de água em recipientes, e colaboraram com seus familiares na eliminação de possíveis criadouros do mosquito. O projeto foi um sucesso, proporcionando aos alunos uma vivência significativa, interdisciplinar e transformadora. Além de desenvolverem habilidades de leitura, escrita, oralidade e trabalho em grupo, os estudantes tornaram-se multiplicadores de informações e agentes ativos na prevenção da dengue dentro de suas comunidades”, conclui a docente.
Acesse o blog escolar da Escola Professora Odette Scaramella de Luca clicando aqui.