Dia do Tropeiro tem apresentação e tradição em Jaguariaíva
Evento, que ocorreu junto à data comemorativa, 12 de maio, teve representação de alunos do quinto ano A da Escola Professora Rosa Collete da Rocha Leite com declamação de poema
Publicado: 16/05/2025, 07:20

O quinto ano A da Escola Municipal Professora Rosa Collete da Rocha Leite, em Jaguariaíva, da professora Andreia Valentim, participaram de uma experiência especial em comemoração ao Dia do Tropeiro em 12 de maio. Segundo a docente, o evento foi realizado no Cineteatro Municipal Valéria Luercy, contando com a participação ativa dos estudantes, que representaram a escola com muita dedicação entusiasmo.
“Antes do grande dia, os alunos se prepararam com uma série de atividades pedagógicas em sala de aula. Estudaram o tropeirismo, analisaram mapas sobre a Rota dos Tropeiros, realizaram leituras de textos e imagens, e aprofundaram seus conhecimentos sobre a história local, conhecendo a Lei Municipal nº 2.507/2014, que oficializou o Dia do Tropeiro em Jaguariaíva. A escolha da data – 12 de maio – homenageia o falecimento do Coronel Luciano Carneiro Lobo, tropeiro, fundador da cidade e figura marcante na história local”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Andreia também destaca que, durante o evento, os alunos Maria Eduarda de Mello da Fonseca e João Myguel de Paula emocionaram o público com a declamação da poesia ‘Tropeiro do Sonhos’, representando com orgulho a escola e a turma, com uma apresentação que faz parte das atividades organizadas pelas instituições educacionais municipais para celebração da data.
“A participação no evento proporcionou aos alunos uma vivência rica e significativa, conectando aprendizado, identidade cultural e protagonismo estudantil. Um verdadeiro mergulho na história que constrói e fortalece os laços com a nossa terra”, complementa a professora.
Por fim, a docente traz o relato do historiador Rafael Pomim, em seu Facebook, que fala da importância do coronel. “O Coronel Luciano foi muito mais do que um homem de posses. Foi um elo entre o progresso e as tradições da terra, respeitado por sua liderança, cultura e pelas vastas relações que mantinha dentro e fora da Província de São Paulo. Seu legado como tropeiro é também o legado da formação social e econômica de Jaguariaíva”.
Acesse o blog escolar da Escola Professora Rosa Collete clicando aqui.