Estudos de Física mobilizam estudantes do Sagrada
Tendo como foco a preparação para a Olimpíada Brasileira de Foguetes, estudantes do segundo ano do Ensino Médio do Colégio Sagrada Família têm realizado testes e estudos periódicos visando melhores objetivos na competição
Publicado: 15/05/2025, 13:20

Os alunos do segundo ano do Ensino Médio do Colégio Sagrada Família – das unidades Auxiliadora, Centro e São José – participam, sob orientação do professor Samuel Correa Machado, de atividades experimentais voltadas à preparação para Olimpíadas Científicas, com destaque para a 19ª Olimpíada Brasileira de Foguetes.
Segundo o educador, as atividades acontecem aos sábados pela manhã e envolvem os estudantes Ana Leticia Martiniak, Pedro Bonifácio Oliveira Franco, Gabriely Gubert Pianowski, Lucas Carbonar Milão e João Henrique da Silva de Paula. “A prática consiste na construção e lançamento de foguetes feitos com garrafas PET, com foco na análise de aspectos como estabilidade de voo, proporção ideal de reagentes e ângulo de lançamento. Os testes buscam otimizar o alcance dos foguetes, associando teoria e prática de forma dinâmica e desafiadora”, destacou Samuel.
GALERIA DE FOTOS
A iniciativa vem sendo desenvolvida pelo professor há dois anos e segue mobilizando os estudantes com entusiasmo. As atividades contam com o apoio da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que cedeu o espaço para a realização dos lançamentos. O grupo também agradece ao professor Gerson Kniphoff da Cruz, do Departamento de Física (DeFis), pelo suporte técnico prestado durante os experimentos.