Importância da sustentabilidade é pauta central em Reserva
Entendimento sobre importância dos cuidados ambientais, palestra com professora sobre o tema e muita reflexão marcaram aula no quinto ano A da Escola Elvira Rosas
Publicado: 22/04/2025, 10:00

O quinto ano A da Escola Municipal Elvira Rosas, em Reserva, da professora Emelda Ione Naegeler de Souza, desenvolveu uma atividade sobre a importância da sustentabilidade. Segundo a docente, o tema se trata da capacidade de suprir as necessidades do presente sem comprometer o futuro, e destaca as principais ações em sala de aula.
“Diante dessa proposta, a professora Keli Cristina, que está cursando a Licenciatura em Matemática, veio fazer um trabalho com os meus alunos voltado para a sustentabilidade ambiental, veio esclarecer para os alunos que a preservação do meio ambiente é a garantia da disponibilidade de recursos naturais para as gerações futuras”, aponta a educadora.
Emelda elenca que, por meio das explicações, os alunos entenderam melhor que a sustentabilidade ambiental é uma melhoria nos hábitos e a construção de uma relação harmoniosa com a natureza, respeitando-a, protegendo-a, uma vez que os recursos naturais estão cada vez mais ameaçados em consequências das ações do ser humano.
GALERIA DE FOTOS
“Durante o desenvolvimento da aula, várias atividades foram propostas, entre elas: questionamentos orais de como podemos em nosso dia-a-dia fazer escolhas de formas mais sustentáveis; leitura e Interpretações de folder explicativo; atividade de conscientização na questão da reciclagem, da compostagem e da redução de energia elétrica, práticas essas, que podem ser aplicadas em suas casas”, aponta a professora.
A docente também elenca que foram mostrados os benefícios de uma vida sustentável, exemplificando que viver dessa forma é bom para o meio ambiente, para a nossa saúde e para a questão financeira, gerando um impacto positivo para o ambiente e comunidade.
“Para finalizar, pedi que os alunos escrevessem uma produção de texto sobre a sustentabilidade, de tudo que eles aprenderam e de como eles podem colaborar para que a sustentabilidade ocorra em suas casas e no bairro em que vivem, demonstrando que o futuro está nas mãos de cada um e que proteger e preservar o meio ambiente, é obrigação de todos nós, todos os dias. Cada um de nós tem o poder de fazer a diferença, pequenas ações resultam em grandes mudanças”, conclui a educadora.