Entrevistas marcam cuidados com meio ambiente em Rebouças
Por meio da videoaula do Vamos Ler – Geração Digital em parceria com a Brasilcap, alunos do quinto ano A da Escola do Campo Imaculada Conceição de Maria realizaram amplo projeto jornalístico ambiental
Publicado: 27/09/2024, 14:40
O quinto ano A da Escola Municipal do Campo Imaculada Conceição de Maria, em Rebouças, da professora Marcia Scavinski, desenvolveu um trabalho sobre sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente por meio da videoaula do Vamos Ler – Geração Digital e Brasilcap sobre o tema.
“O vídeo foi muito elogiado pelos alunos, pois trouxe dicas práticas e acessíveis de sustentabilidade, além de contar com entrevistas de especialistas que abordaram de maneira clara e didática a importância de cuidar do nosso planeta. A partir dessa videoaula, os alunos foram convidados a criar um roteiro de entrevistas entre eles, discutindo práticas de preservação do meio ambiente e como cada um contribui para a sustentabilidade em suas casas e na escola”, aponta a docente.
Segundo a educadora, as entrevistas permitiram que os alunos refletissem sobre suas próprias atitudes e trocassem experiências sobre o tema, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativa. Na sequência, como parte das atividades do Dia da Árvore, os estudantes realizaram uma atividade artística, onde produziram desenhos críticos sobre questões ambientais como queimadas, desmatamento e a preservação das florestas.
GALERIA DE FOTOS
“Os desenhos foram bastante criativos e repletos de reflexões significativas sobre a situação ambiental atual. Ao final, cada aluno teve a oportunidade de apresentar seu trabalho à turma, compartilhando suas ideias e preocupações com o meio ambiente. A profundidade das reflexões e o envolvimento dos alunos mostraram o impacto positivo das atividades. A troca de experiências e a arte como forma de expressão resultaram em discussões ricas e conscientização sobre o papel de cada um na proteção do meio ambiente”, complementa Marcia.
Para fechar, a professora destaca que os alunos foram protagonistas na construção do conhecimento por meio dessas atividades. “A arte desempenhou um papel importante como forma de expressão dos alunos ao abordarem o agravamento do cenário socioambiental e, além disso, os trabalhos também traziam elementos de esperança, sugerindo soluções e ações que poderiam reverter esses danos. A videoaula e as entrevistas entre os colegas estimularam os estudantes a refletirem sobre a importância de cuidar do meio ambiente, mostrando que atitudes simples e escolhas conscientes podem fazer a diferença para ajudar a preservar o planeta”, conclui a docente.
Acesse o blog escolar da Escola do Campo Imaculada Conceição de Maria clicando aqui.