Festejos juninos têm amplo destaque em Tibagi
Desenvolvimento de ações que envolvem todos os aspectos da tradicional festividade no Brasil movimentaram as turmas de quarto e quinto anos da Escola Telêmaco Borba
Publicado: 27/08/2024, 14:00
As turmas de quarto e quinto anos da Jornada Ampliada da Escola Municipal Telêmaco Borba, em Tibagi, da professora Rita de Cássia Gomes Pedroso Kroll, desenvolveu um trabalho sobre as festas juninas e tradições no Brasil. A docente explica que a temática iniciou antes do dia da comemoração na instituição, como uma apresentação oral sobre a origem das festividades do gênero no país, discutindo as influências culturais: portuguesa, indígena e africana.
“Na segunda etapa, antes da festa, foram abordadas na prática as artes, com criação de bandeirinhas e balões decorativos. Os alunos também fizeram uma pintura de quadrinhos que foi usado na decoração da festa. No dia da festa, os alunos capricharam no visual, vieram com vestimentas caipiras, a sala estava toda decorada, foi ligada música com ritmo de festa junina e sertanejo, onde os alunos tiveram um tempo para dançarem. No lanche foram servidas comidas típicas juninas e teve também jogos tradicionais, como pescaria, argola, boca do palhaço e, também, o bingo”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Segundo Rita, a aula foi essencial, pois promoveu o aprendizado cultural, bem como as habilidades práticas e sociais. Também, colocou alguns motivos pelos quais a aula é significativa, como a valorização da cultura brasileira, com a festa junina sendo uma das celebrações mais tradicionais e populares do país. Ao aprender sobre elas, os alunos entram em contato com aspectos culturais nacionais, incluindo músicas, danças, comidas e costumes típicos de diversas regiões.
“Ao ensinar sobre as origens e tradições da festa junina, a aula contribui para a preservação dessas práticas culturais, garantindo que as novas gerações compreendam e valorizem a importância dessas festas na identidade brasileira. As atividades manuais, como a confecção de bandeirinhas, pinturas e balões, estimulam a criatividade e as habilidades motoras finas dos alunos. Além disso, dançar a quadrilha envolve coordenação e expressão corporal”, complementa a professora.
Por fim, docente cita que a aula envolve atividades coletivas, como a dança, decoração, estimulando o trabalho em equipe e a interação social entre os alunos. “A festa junina pode ser abordada de forma interdisciplinar, englobando história, geografia, artes, educação física e até matemática (ao medir e cortar materiais, por exemplo). Isso torna o aprendizado mais rico e contextualizado. Enfim, foi uma semana recheada de aprendizado e finalizada com a festinha onde a diversão foi garantida”, conclui a educadora.
Acesse o blog escolar da Escola Telêmaco Borba clicando aqui.