Classe de Castro faz investigação do ‘caminho do leite’
Ações dentro de programa da Cooperativa Castrolanda, uso de matéria do Portal aRede e criação de telejornal em sala, movimentaram quinto ano B da Escola José Nery Carneiro de Napoli
Publicado: 27/06/2024, 14:00
O quinto ano B da Escola Municipal José Nery Carneiro de Napoli, em Castro, da professora Rosi Aparecida Ferreira Leal, desenvolveu um trabalho de investigação do ‘caminho do leite’. Segundo a docente, os alunos estão participando do Programa Clube de Bezerras nas Escolas promovido pela Cooperativa Castrolanda. A docente relata o trabalho, que contou com análise de reportagem do Portal aRede.
“Com o objetivo dos alunos conhecerem a história da cooperativa, a vinda dos imigrantes para o Brasil e a contribuição para que nosso município se tornasse conhecido por ser um grande produtor de leite, sendo um dos municípios que mais produz leite no Brasil, recebendo o título de Capital Nacional do Leite. Aprenderam, também, como é realizado o processo de industrialização e transformação em outros produtos”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Rosi pontua que os estudantes puderam pesquisar e conhecer o caminho do leite, desde a sua produção, explorando a alimentação, bem-estar e cuidados com as vacas, assim como a ordenha e formas diferentes de a realizar, o armazenamento e transporte até a industrialização, concluindo com a produção dos derivados, onde confeccionaram cartazes mostrando esse caminho.
“Também acessamos o site aRede, realizando a leitura da notícia ‘Produtores participam de curso no Centro de Treinamento de Irati’, discutindo sobre o que foi lido. Em seguida, trabalhamos o gênero textual receita, onde os alunos conversaram com suas famílias e pesquisaram uma receita que utilizasse derivados do leite. Após, uma delas seria escolhida para ser apresentada para as técnicas da Cooperativa Castrolanda”, complementa a professora.
Por fim, por meio do ‘Jornal JN’, cita a educadora, os alunos apresentaram as técnicas da Castrolanda no meio caminho do leite para a fabricação dos derivados utilizados na receita ‘canjica cinco leites’. “Alunos que faziam o papel de apresentadores de telejornal, repórteres, e apresentadora de um programa culinário, protagonizaram o momento da explanação de tudo o que aprenderam”, conclui a docente.
Acesse o blog escolar da Escola José Nery Carneiro de Napoli clicando aqui.