Jogo de cartas sobre a fauna diverte e ensina em Rebouças
Videoaula do Vamos Ler – Geração Digital sobre importância dos animais no meio ambiente e competição de comparativos de características das espécies movimentaram alunos do quinto ano A da Escola do Campo Imaculada Conceição de Maria
Publicado: 26/06/2024, 12:40
O quinto ano A da Escola Municipal do Campo Imaculada Conceição de Maria, em Rebouças, da professora Marcia Scavinski, desenvolveu um trabalho que envolveu jogos de medidas e conteúdos sobre a fauna. A docente cita que os alunos puderam começar a atividade com a videoaula do Vamos Ler – Geração Digital sobre a importância das espécies para o meio ambiente. Entusiasmados com o aprendizado acerca das características únicas de diferentes animais, e como cada um deles contribuiu para o ecossistema, os alunos partiram para outras dinâmicas.
“Após a videoaula, os alunos foram divididos em duplas para participar do ‘Jogo das Medidas’, que envolvia cartas com informações sobre diversos animais da fauna brasileira, incluindo descrição, nome científico, massa, comprimento e expectativa de vida. As cartas foram empilhadas, e um jogador de cada vez retirava uma carta do topo da pilha, anunciava o nome do animal e escolhia uma característica para comparar”, aponta a educadora.
Marcia dá exemplo que, se um aluno retirasse a carta ‘onça-pintada’ e escolhesse ‘massa’, ele diria ‘onça-pintada, massa’. O adversário, por sua vez, retirava a próxima carta e verificava a característica correspondente – como um ‘tatu-bola’, citando ‘tatu-bola, massa’. Os jogadores comparavam as informações e, quem tivesse o item com maior valor, ganhava ambas as cartas. O jogo continuava até que um dos participantes obtivesse todas as cartas, sendo declarado vencedor.
GALERIA DE FOTOS
“Os alunos ficaram muito entusiasmados com a dinâmica do jogo, aprendendo a comparar e converter diferentes medidas, como tempo, massa e comprimento, de forma lúdica e interativa. Descobriram, por exemplo, que a onça-pintada pode pesar até 100 quilos, enquanto o tatu-bola pesa cerca de 1,5 quilo. Essas comparações fomentaram discussões sobre a diversidade e adaptação dos animais aos seus habitats”, complementa a professora.
Por fim, ao final do jogo, a docente cita que houve uma discussão onde cada dupla compartilhou suas experiências e descobertas, onde muitos alunos mencionaram a surpresa ao aprender sobre a biodiversidade brasileira e como a comparação de características ajudou a fixar os conhecimentos.
“Essa aula não só reforçou os conceitos de medidas e comparações, mas também despertou nos alunos um maior interesse pela conservação da fauna. Aprender matemática de forma interdisciplinar e divertida tornou a experiência mais significativa e envolvente, promovendo um aprendizado colaborativo e eficaz”, conclui a educadora.
Acesse o blog escolar da Escola do Campo Imaculada Conceição de Maria clicando aqui.