Clássico da literatura infantil expõe valores em Rebouças
‘O Pequeno Príncipe’ teve grande destaque, reflexão, debates, produção e resultados concretos em trabalho literário no quinto ano B da Escola Erasmo Pilotto
Publicado: 09/05/2024, 12:40
O quinto ano B da Escola Municipal Erasmo Pilotto, em Rebouças, da professora Silvana Mair Afonso Vieira Lopes, desenvolveu um trabalho sobre a obra literária do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry: o clássico ‘O Pequeno Príncipe’. A docente destaca que o título conta a história da amizade entre um homem e um principezinho que habita um asteroide no espaço e, através dele, aprende-se a importância de se autor conhecer, do que é ou faz sentido na vida.
“Dessa forma foi desenvolvido um trabalho com o quinto ano B, com o intuito dos alunos perceberem a importância da leitura para aprendizados de valores na escola e na vida cotidiana dos alunos, como forma de desenvolver o senso do respeito, justiça e solidariedade. A BNCC nos traz como competência e habilidade necessárias inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo em textos literários como forma de conhecer nesses textos olhares sobre identidades e culturas”, aponta a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Silvana cita que, assim, a leitura e estudo de O Pequeno Príncipe possibilitou aos alunos perceberem que a leitura é uma ferramenta riquíssima e que fornece reflexões sobre sentimentos e valores que algumas vezes deixam de ser praticados. O trabalho iniciou após a aula de leitura, que ocorre todas as sextas-feiras na turma, onde os estudantes levam livros para realizar a leitura em sala e, após terminarem der ler, apresentam aos demais colegas o que aprenderam com a prática.
“Após aluno apresentar sua fala sobre a história, percebeu-se que os demais alunos demonstraram grande interesse na obra e assim a professora buscou aprofundar os conhecimentos dos mesmos, através de várias aulas que envolveram interpretação de textos oral e escrita, depoimentos dos alunos sobre valores e frases de ensinamentos do livro”, complementa a docente.
A professora conclui que os educandos comentaram, ao finalizarem os trabalhos, que aprenderam que o verdadeiro valor de algo ou alguém não pode ser visto de forma superficial, pois é necessário ver com o coração. “Ou seja, conhecer, olhar sem preconceito e de formas variadas para situações. Também, elaboraram ilustrações com frases para lembrar todos os ensinamentos que o livro nos ensina e esses trabalhos foram expostos na escola para estimular a leitura de mais alunos pela obra”, conclui a educadora.
Acesse o blog escolar da Escola Erasmo Pilotto clicando aqui.