Proposta aborda sustentabilidade em turma de PG
Realizando a coleta de resíduos e a troca por alimentos, o quarto e o quinto ano da Escola Cláudio Mascarenhas tem construído valiosos ensinamentos sobre questões ambientais
Publicado: 30/04/2024, 08:00
Os alunos do quarto e quinto anos da Escola Municipal Prefeito Cláudio Mascarenhas, sob a orientação da professora Tainara Almeida de Camargo, estão envolvidos em um projeto ambiental inovador: a troca de resíduos por verduras, legumes e frutas.
Segundo a docente, a escola tem se destacado por seus diversos projetos, incluindo o "Projeto do Meio Ambiente", no qual os alunos desempenham um papel fundamental. “Uma das atividades realizadas pelos alunos é a coleta semanal de resíduos na empresa Emerson Tratores, onde os funcionários separam materiais recicláveis, como plástico, papel e papelão. Além disso, nas salas de aula, há duas lixeiras para separação de lixo comum e resíduos, sendo todo esse material recolhido toda sexta-feira, com a ajuda de alguns moradores da vila”, explicou a educadora.
GALERIA DE FOTOS
Os resíduos coletados são então trocados por alimentos frescos em uma feira verde. “Essa iniciativa não só contribui para a preservação do meio ambiente, evitando que os resíduos sejam descartados de forma inadequada, mas também promove uma alimentação mais saudável entre os alunos”, comentou Tainara. Dessa forma a turma tem se empenhado na proposta, como relata o aluno Adrian Augusto Antunes Ribeiro, do quinto ano: "Aprendemos a cuidar do meio ambiente, evitando que esses resíduos sejam jogados em lugares errados", contou.
Por fim, Tainara ressalta que por estar localizada em um meio rural, a escola compreende a importância de valorizar e preservar o meio ambiente. “Essas iniciativas começam em sala de aula, onde pequenas atitudes como essa ajudam a conscientizar os alunos sobre a importância da responsabilidade ambiental e do cuidado com o planeta”, complementou a professora.