Cultura e tradições brasileiras são pauta em turma de Ipiranga
Tendo como tópico principal os estudos sobre os povos indígenas brasileiros, o quarto ano da Escola Anita Puglia pode compreender a importância de se aprender sobre o tema e valorizar os povos originários
Publicado: 22/04/2024, 09:00
Os alunos do quarto ano A da Escola Cívico Militar Professora Anita Taborda Puglia, sob a orientação da professora Karen Bianca Carneiro, mergulharam no universo da cultura originária do Brasil, em celebração ao Dia dos Povos Indígenas.
Segundo a docente, para compreender e valorizar a importância da data, os alunos começaram assistindo a vídeos informativos e realizando a leitura de um texto sobre o tema. Em seguida, engajaram-se em atividades que os levaram a explorar profundamente a cultura indígena.
GALERIA DE FOTOS
“Uma das atividades mais marcantes foi a criação de um livro gigante coletivo, repleto de informações sobre a rica e diversa cultura dos povos indígenas. Nele, os alunos puderam aprender sobre seus costumes, crenças e contribuições para a formação da identidade brasileira”, comentou a professora.
Além de aprender sobre a cultura indígena, os alunos também refletiram sobre a injustiça histórica que os povos enfrentam, perdendo suas terras ao longo dos anos. Karen explicou que essa reflexão despertou nos alunos um profundo senso de empatia e consciência sobre a importância de reconhecer e valorizar a história e os direitos dos povos originários.
“A cultura indígena está presente em nossa realidade de maneiras sutis e significativas, desde alimentos até crenças que permeiam nossa sociedade. Reconhecer e celebrar essas influências é essencial para promover uma cultura de respeito, valorização e inclusão em nosso país”, complementou a docente.