PUBLICIDADE

‘Bingo das regiões’ diverte e ensina alunos em Reserva

Proposta para fixação e conhecimento das divisões geográficas do Brasil ocorreu de forma concreta no quinto ano A da Escola Frei Thomaz

Estudo de estados e capitais teve um grande foco na turma
Estudo de estados e capitais teve um grande foco na turma -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me

O quinto ano A da Escola Municipal Frei Thomaz, em Reserva, da professora Francieli Saponjos Alexandre, desenvolveu uma atividade sobre as regiões do Brasil. Segundo a docente, o objetivo principal foi promover o aprendizado lúdico e interativo sobre estados e capitais do Brasil. O método ocorreu por meio de bingo de bingo, o que incentivou a memorização e reconhecimento geográfico das regiões brasileiras.

“A aula começou com uma breve explicação sobre a importância de conhecermos os estados e capitais do Brasil, destacando a relevância histórica, cultural e geográfica dessas informações. Foram apresentados mapas do Brasil, enfatizando as diferentes regiões e suas respectivas capitais. Os alunos foram organizados receberam cartelas de bingo contendo nomes de estados brasileiros em suas casas”, aponta a educadora.

Francieli explicou as regras do jogo e iniciou o jogo com a chama dos estados e suas capitais, com a turma incentivada a identificar e marcar as respectivas capitais, com incentivo a esse processo ser marcado nas cartelas. Depois de algumas rodadas da proposta, houve discussão sobre os entes sorteados, com os alunos encorajados a compartilharem curiosidades e informações adicionais sobre os estados mencionados no jogo. Encerrou-se a aula com uma breve revisão do conteúdo trabalhado por meio da dinâmica.

“A aula de bingo de estados e capitais foi uma atividade envolvente e eficaz para promover o aprendizado geográfico de forma dinâmica e divertida. Os alunos se manifestaram em participar do jogo e demonstraram-se motivados para conhecer mais diversão em diferentes regiões do Brasil. A experiência proporcionou uma oportunidade única de aprendizagem prática, que complementou os aspectos teóricos envolvidos em sala de aula”, conclui a professora.

Acesse o blog escolar da Escola Frei Thomaz clicando aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE