PUBLICIDADE

Jogo pedagógico auxilia aprendizagem de alunos em PG

Trabalhando com o gênero textual conto, a turma do quarto ano da Escola Maria Braga conseguiu aliar diversão e novos conhecimentos

A confecção de um jogo da memória ajudou os alunos a fixarem os aprendizados do dia.
A confecção de um jogo da memória ajudou os alunos a fixarem os aprendizados do dia. -

João Gabriel Vieira

@Siga-me

Os alunos do quarto ano B da Escola Municipal Professora Maria Vitória Braga Ramos, supervisionados pela professora Vanessa Laís Verboski Hammerschmidt, estudaram o gênero textual conto de encantamento. Segundo a docente, primeiramente os alunos tiverem contato com o conto “Os sete corvos”, dos irmãos Grimm, para identificação do gênero e interpretação textual.

Na sequência realizaram uma produção textual coletiva de um texto do gênero, a qual aconteceu com a participação da turma e a professora registrando as informações no quadro de giz. “Os alunos também realizaram uma produção individual do gênero textual, caracterizado por elementos fantásticos, seres fabulosos, elementos mágicos, dentre outros”, explicou Vanessa.

A educadora também relatou que o conto “Os sete corvos”, utilizado inicialmente para identificação do gênero e interpretação, foi retomado para o trabalho com a gramática. A atividade aconteceu de forma contextualizada, focada na ortografia de palavras com as letras g e j, consoantes que representam o mesmo fonema quando formam sílabas com a vogal i e com a vogal e, sendo pronunciadas da mesma forma.

Na sequência, os alunos identificaram no texto palavras com as sílabas citadas e estudaram as regras ortográficas. Para fixar o aprendizado, os alunos foram desafiados a criar um jogo da memória das palavras com as sílabas “ge”, “je”, “gi” e “ji”.

Para a confecção dos jogos os alunos foram organizados em grupos, cada um escolheu oito palavras (quatro escritas com “ge” ou “gi” e quatro com “je” e “ji”). “As crianças confeccionaram dezesseis cartinhas, em uma cartinha escreviam a palavra corretamente, por exemplo, gigante, e na outra, desenhavam o que representava a carta, formando assim um jogo da memória em que o par seria composto pela palavra e pelo desenho. Os alunos testaram seus jogos da memória e aprenderam brincando”, comentou a doente.

Para finalizar, Vanessa explicou que o jogo pedagógico é uma metodologia ativa de aprendizagem, já que é uma estratégia de ensino que tem por objetivo incentivar os estudantes a aprenderem de forma autônoma e participativa.

Acesse o blog da Escola Maria Braga

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE