Dinâmica trabalha ‘regularidades matemáticas’ em Castro
Método de ensinar de forma diferenciada e mais objetiva a tabuada foi aplicada no quarto e quinto anos da Escola do Campo Tereza Casagrande Sguário
Publicado: 13/03/2024, 19:55
As classes de quarto e quinto anos da Escola Municipal do Campo Tereza Casagrande Sguário, em Castro, da professora Eni Aparecida Pedroso da Silva, desenvolveram atividades voltadas à descoberta de regularidades para resolver multiplicação. A docente explica a proposta.
“No dia 5 de março os alunos foram colocados em três grupos: cada grupo recebeu fichas com números, sendo produtos da tabuada do cinco, para completar a sequência do 0 ao 60 e descobrir as regularidades que compõem a sequência de cinco em cinco. Em seguida, receberam comandos para montar a tabuada. Exemplo: 2x5, 4x5 e 8x5, e descobrir qual é a regularidade explorando o dobro e a metade, e o inversão da multiplicação 3x5 e 5x3”, elenca a educadora.
Eni complementa que a atividade possibilitou perceber que as crianças aprendem a tabuada de forma mecânica, encontrando dificuldades para refletir sobre as regularidades da matemática. “E, com a atividade realizada dessa maneira, faz com que as crianças façam análise, reflitam e observem a regularidade que está sendo trabalhada, tornando-a mais significativa”, conclui a professora.
Acesse o blog escolar da Escola do Campo Tereza Casagrande Sguário clicando aqui.